Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Todo trabalhador possui direito a estes adicionais no salário; veja quais são

Clique neste artigo e confira uma lista com 5 adicionais no salário a que todos os trabalhadores têm direito.

Os trabalhadores brasileiros precisam estar conscientes de seus direitos e benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um desses benefícios são os adicionais no salário, que são pagamentos adicionais concedidos aos trabalhadores em certas circunstâncias.

Esses benefícios são cabíveis a diversas condições às quais o trabalhador se submete durante suas práticas laborativas. No entanto, nem todos estão cientes disso. Neste artigo, vamos te contar 5 adicionais no salário a que todo trabalhador tem direito. Confira a seguir.

Adicionais no salário a que todo trabalhador tem direito

Imagem de uma carteira de trabalho da CLT, moedas e cédulas de dinheiro.
Imagem: Gustavo Mello / shutterstock.com

1. Adicional noturno

O primeiro adicional a que os trabalhadores podem ter direito é o adicional noturno. De acordo com a CLT, a jornada noturna perdura entre 22h e 5h do dia seguinte. Os trabalhadores que realizam suas atividades nesse intervalo de tempo têm direito a um bônus de 20% sobre o salário base.

2. Adicionais de insalubridade e periculosidade

Algumas profissões expõem os trabalhadores a condições insalubres que podem ser prejudiciais à saúde. Nesses casos, a CLT estabelece que os trabalhadores têm direito a um adicional de insalubridade, que varia em graus: mínimo (10%), médio (20%) e máximo (40%). Nesse sentido, o cálculo toma como base o salário da categoria, e não o salário mínimo.

Além disso, algumas profissões que envolvem risco elevado de acidente ou doenças têm direito ao adicional de periculosidade. Dessa forma, o adicional é calculado adicionando 30% ao salário base do trabalhador.

3. Adicionais de hora extra e de hora extra noturna

Quando um trabalhador realiza horas além das determinadas na sua jornada de trabalho regular, pode receber um adicional de hora extra. Há um adicional de 20% mais 50% na hora extra noturna, diferentemente da diurna, que é de 50%.

O cálculo dessas horas segue uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que muitas vezes determina que a remuneração das horas extras seja diferente entre departamentos e até mesmo entre dias úteis, sábados, domingos e feriados.

4. Férias

Durante as férias, os trabalhadores têm direito a receber adicional de férias. Então, para calcular o valor desse adicional, adiciona-se um terço ao salário base do trabalhador.

Veja também:

Quem tem 60 anos pode se aposentar por idade?

5. Adicional de transferência de local de trabalho

Finalmente, se um trabalhador sofrer transferência de seu local de trabalho, ele tem direito a receber um adicional de 25% sobre seu salário. Esse benefício compensa o trabalhador por ter que trabalhar fora de seu local habitual.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com