Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para aproveitar desconto de 10% no pagamento do IPVA termina de 29

Não perca o prazo! Aproveite o desconto de 10% no pagamento do IPVA até dia 29. Leia mais e saiba os detalhes!

Os contribuintes maranhenes que escolherem liquidar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 em uma única cota serão agraciados com um desconto de 10%. Este benefício está disponível até o dia 29 de fevereiro. A quantia exata a ser paga pode ser verificada na página específica do IPVA no portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Para aproveitar a vantagem do desconto, é imprescindível que os contribuintes efetuem o pagamento até a data-limite estabelecida. Consultar o valor devido é simples, bastando acessar a seção adequada no site da Sefaz. Assim, com esta iniciativa, o governo busca incentivar a quitação antecipada do imposto, beneficiando aqueles que optam por essa modalidade de pagamento.

Opções de pagamento do IPVA

Ademais, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) simplifica o processo de pagamento do IPVA ao oferecer diversas opções de quitação. Os contribuintes têm a comodidade de realizar o pagamento em diversas instituições, incluindo a Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Bradesco, Banco do Brasil e seus correspondentes.

Imagem de um cartão com a letra IPVA sob uma calculadora
Imagem: Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Outras opções modernas também estão disponíveis como o pagamento via PIX, utilizando o QR Code presente no Documento de Arrecadação (DARE) e também a modalidade de pagamento via cartão de crédito. Esta última pode ser acessada no Portal da Secretaria, na opção de “Parcelamento de IPVA – Parcelamento com Cartão de Crédito”.

Alerta para golpes

Ademais, a Secretaria da Fazenda faz um alerta aos contribuintes para evitar golpes. As consultas para emissão do DARE devem ser realizadas apenas pelos sites oficiais da Sefaz-MA e do Detran-MA. Outro cuidado importante é verificar se o favorecido do pagamento é a Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão.

Veja também:

Mulheres registram rendimento 20% menor do que homens, aponta pesquisa

Dessa maneira, para aqueles que não optarem pelo pagamento à vista com desconto de 10%, há a possibilidade de parcelar o IPVA em até três vezes. Assim, a primeira parcela deve ser quitada em março, de acordo com o final da placa do veículo. Em seguida, o pagamento das demais parcelas deve ser realizado em ordem crescente.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com