Um protesto foi organizado na frente da sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na última segunda-feira (10). A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Pernambuco (Sindurb).
Trabalhadores fazem protesto após empresa realizar demissão em massa
Um protesto contra a demissão em massa dos funcionários de uma empresa foi realizada na última segunda-feira (10). Saiba mais!
A companhia demitiu 230 funcionários no início deste mês. O Sindurb alega que os desligamentos em massa podem estar ligados ao processo de privatização da empresa de saneamento de Pernambuco. Saiba mais informações a seguir.
Sindurb protesta na sede da Compesa
A sede da Compesa está localizada na Avenida Cruz Cabugá, no Recife, e o local foi alvo de manifestações realizadas pelo Sindurb.
A empresa alega que as demissões foram realizadas porque ela tem um déficit fiscal de R$ 30 milhões e precisava reduzir custos diante desse cenário. Em contrapartida, o Sindicato calculou que apenas R$ 7 milhões são economizados com os desligamentos.
Como forma de solucionar esse déficit, o Sindurb sugeriu que a Compesa faça uma nova revisão tarifária e que se dedique a um programa mais efetivo de redução de perdas.
O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT) mediou uma negociação entre Compesa e Sindurb na semana passada. O MPT estipulou um prazo para que a companhia apresente um plano de suspender as demissões que estão em andamento ou que ela ofereça novas propostas mais atrativas aos empregados. Uma nova rodada está marcada para esta terça-feira (11).
A Compesa pode ser privatizada?
Uma das alegações do Sindurb é que as demissões ocorrem em meio ao início do processo de privatização da empresa pernambucana de saneamento.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Em abril, o Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, concedeu entrevista ao jornalista Berg Santos, no programa Além da Notícia, durante a sua passagem em Caruaru.
Ele admitiu que a governadora do estado, Raquel Lyra, estuda a possibilidade de vender a empresa à iniciativa privada.
“Veja, a governadora está estudando os modelos. Ela sempre falou em parcerias. Ela está estudando quais as melhores formas de conseguir alavancar o grande desafio que se tem para o abastecimento d’água e esgotamento sanitário”, revelou o secretário na época.
Imagem: Gabriel_Ramos / shutterstock.com
