Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores informais podem ter acesso ao FGTS

Candidata ao cargo de presidente da República propõe a criação de uma poupança financeira parecida com o FGTS, para trabalhadores informais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A candidata ao cargo de presidente da República, Simone Tebet, divulgou entre as suas propostas de governo o desenvolvimento de uma poupança financeira que funcionará da mesma forma que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores informais.

De acordo com as informações repassadas pela própria equipe de campanha da candidata, o objetivo é que o FGTS dos trabalhadores informais seja financiado por recursos públicos. 

A ideia é que o sistema seja usado como uma reserva para emergências, como por exemplo em momentos em que a renda dos trabalhadores informais esteja baixa. Para isso funcionar, os trabalhadores teriam que ser reconhecidos pelo governo através de alguma plataforma nova ou já existente. 

Quem tem acesso ao FGTS

O FGTS é uma forma de poupança feita para os trabalhadores formais, onde é depositado mensalmente pelo empregador, uma parcela do salário do funcionário. 

Nas regras gerais, os trabalhadores só podem sacar toda a quantia acumulada no FGTS em algumas situações específicas, veja quais:

  • Quando houver rescisão do contrato com a empresa, desde que seja uma demissão sem justa causa;
  • O trabalhador se aposentar;
  • Quem precisar usar o saldo para financiamento da casa própria;
  • Quem precisar usar o saldo para quitar parcelas em atraso do financiamento imobiliário;
  • Se o trabalhador comprovar doença grave.

Existem outros casos em que é disponibilizado o saque de quantias do FGTS, porém não de forma integral. Como por exemplo, no saque extraordinário, uma medida posta pelo Governo Federal depois do estado de calamidade que o país enfrentou por conta da pandemia da Covid-19.

Como consultar o saldo do FGTS? 

Para consultar o saldo do FGTS através do app, basta seguir os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS);     
  2. Abra o app e toque em “Continuar”;
  3. Informe o seu CPF;
  4. Digite sua senha, caso ainda não tenha um cadastro, faça-o;
  5. Após isso, a plataforma solicita que você cadastre uma conta bancária, caso não queira cadastrar, volte para tela inicial;
  6. Veja os valores do FGTS da sua empresa atual, ou alguma outra referente a um emprego anterior;
  7. Para ter acesso a todas as empresas onde você trabalhou, clique em “Todas as Contas”; 
  8. Ao fazer isso, basta verificar o saldo e gerar o PDF com o extrato. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.