Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores podem PERDER seus serviços e estão desesperados; saiba mais

Os trabalhadores estão desesperados com decisão do governo que pode fazer com que percam seus serviços. Confira!

Trabalhadores brasileiros estão desesperados com a possibilidade de uma decisão do governo fazer com que eles percam seus serviços.

Diante disso, pescadores fecharam, na última terça-feira (27), a MT-040 – rodovia estadual que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger – para protestar contra o projeto de lei “Transporte Zero” em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O projeto, se aprovado, proibirá o transporte, armazenamento e comercialização de pescado dos rios mato-grossenses pelo período de cinco anos, o que os trabalhadores acreditam que pode levar ao fim de suas profissões.

Os trabalhadores, desesperados com a possibilidade da aprovação da lei, veem suas vidas e meios de subsistência ameaçados.

A preocupação é tamanha que um pescador, em um vídeo compartilhado com a Rádio CBN Cuiabá, afirmou: “Eu não consigo nem falar, gente. Eu estou aqui passando mal, minha pressão está alta. Eu só quero sobreviver, só quero sustentar minha família para sobreviver”.

O que propõe o projeto de lei?

O projeto de lei “Transporte Zero” propõe uma proibição de cinco anos no transporte, armazenamento e comercialização de pescado dos rios mato-grossenses.

O governo do estado argumenta que a medida que pode afetar os trabalhadores é necessária por causa da redução dos estoques pesqueiros em rios do estado, o que coloca em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e estados vizinhos.

Além disso, o projeto de lei prevê a criação de um auxílio financeiro para os pescadores profissionais artesanais. No primeiro ano, os trabalhadores receberiam um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320.

No segundo ano, esse auxílio diminuiria para a metade de um salário mínimo e, no terceiro ano, para 25% de um salário mínimo​.

Trabalhadores poderão ser afetados

Os trabalhadores acreditam que a aprovação da lei “Transporte Zero” pode significar o fim de suas profissões. A atividade de pesca é não só um meio de subsistência, mas também uma parte importante da cultura local nos municípios da Baixada Cuiabana.

Embora a lei proposta inclua a criação de um auxílio aos pescadores profissionais artesanais, os trabalhadores estão preocupados que isso não será suficiente. 

Imagem: Voy Ager / Shutterstock.com