Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transferências TEC e DOC não estarão mais disponíveis nos bancos a partir do dia 15; saiba mais

Transferências via TEC e DOC ficarão indisponíveis aos clientes de diversos bancos a partir do próximo dia 15.

Dois importantes serviços bancários não estarão mais disponíveis para milhões de usuários. Trata-se, portanto, das transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC), que estarão indisponíveis a partir do dia 15 deste mês.

Vale destacar que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já havia anunciado que os bancos teriam que descontinuar esses serviços em fevereiro deste ano.

Dessa forma, muitos bancos já se adiantaram quanto a essa mudança. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o fim do DOC e da TEC!

Bancos encerram transferências TEC e DOC a partir do dia 15

DOC e TED
Imagem: GaudiLab / shutterstock.com

Diversas instituições financeiras, como o Banco do Brasil, acabarão com essas transferências no próximo dia 15.

Ainda, pode-se destacar Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander como algumas que já até anteciparam essa data. Dessa forma, os prazos de encerramento do TEC e DOC são:

  • A oferta dos serviços de transferências via DOC ou TEC aos clientes pode acontecer até as 22h do dia 15 de janeiro de 2024;
  • Os clientes poderão agendar o envio de DOC ou TEC até o dia 29 de fevereiro de 2024. Nesse mesmo dia, ocorrerá o encerramento dos sistemas de recebimento e processamento dessas transferências pelos bancos.

Por que essas transferências vão acabar?

De acordo com a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, vêm sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos. Isso aconteceu, principalmente, após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Em paralelo, a entidade ressalta que o encerramento desses serviços está relacionado ao custo/benefício para os clientes.

Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirma que, com o aparecimento desse tipo de transferência e a movimentação bancária de taxas mais baixas, os clientes não consideram mais a TEC nem o DOC como primeira opção. Logo, há a preferência pelo PIX por ser ser gratuito e instantâneo.

Veja também:
Famosa loja anuncia encerramento das atividades; entenda o que aconteceu

Imagem: GaudiLab / shutterstock.com