Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transferências via DOC deixam de existir a partir desta segunda-feira (15); saiba mais

Encerramento das transferências via DOC acontece oficialmente nesta segunda, quando os bancos deixam de ofertar o serviço. Veja!

Em um mundo que busca cada vez mais rapidez e praticidade, os métodos tradicionais de transferência financeira vêm perdendo espaço para serviços digitais. No Brasil, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado em 2020 pelo Banco Central, emergiu como uma opção eficaz e popular entre os usuários. 

Diante desse cenário, como resultado, a transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC) estão chegando ao fim. A partir das 22h desta segunda-feira (15), os bancos não oferecerão mais os serviços.

Encerramento das transferências DOC e TEC

Os bancos brasileiros anunciaram que, a partir das 22h do próximo dia 15, não oferecerão os serviços de emissão e agendamento de transferências via DOC. A data máxima de agendamento se estende até o dia 29 de fevereiro, quando os bancos terminarão de processar todos os pagamentos, encerrando definitivamente o sistema. 

Da mesma forma, a TEC, utilizada principalmente por empresas para pagamento de benefícios aos funcionários, também será descontinuada. Nos últimos anos, tanto o DOC quanto a TEC perderam espaço para o Pix. 

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central permite que transações financeiras a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana, sem custo para usuários pessoa física. Diferentemente das transferências via DOC.

Desenho de uma pessoa transferindo dinheiro de uma conta no celular para outra.
Imagem: UniqueVector/shutterstock.com

Ascensão do Pix

O DOC foi uma revolução no setor financeiro, permitindo o repasse de recursos até as 22h para o próximo dia útil. Se feito após este horário, a transferência só era concluída dois dias úteis depois. No entanto, com o advento do Pix, essa modalidade de transferência tornou-se obsoleta. 

Veja também:

Americanas demitiu 1/4 dos funcionários e fechou 1 loja a cada 3 dias; entenda a situação

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações via DOC totalizaram apenas 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, correspondendo a míseros 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no período. Em contrapartida, o Pix, que permite a realização de pagamentos em tempo real, foi responsável por impressionantes 17,6 bilhões de operações no mesmo período.

Imagem: UniqueVector/shutterstock.com