Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transporte grátis para idosos tem importante mudança

Entenda como a mudança na gratuidade do transporte público para idosos impacta milhões de brasileiros. Saiba todos os detalhes.

Muitos idosos que contam com a gratuidade do transporte público foram surpreendidos por uma mudança significativa no sistema. Assim, a maioria dos usuários do serviço não estava ciente das alterações, o que gerou apreensão e dúvidas.

Descubra abaixo o que mudou e como isso afeta os idosos de todo o país!

Idade mínima para gratuidade no transporte público

Homem idoso sentado em banco dentro de um ônibus do transporte público.
Imagem: Reprodução / freepik.com

Anteriormente, os idosos podiam usufruir da isenção no pagamento das passagens a partir dos 60 anos de idade. No entanto, uma recente modificação estabeleceu que agora é necessário ter no mínimo 64 anos para ter acesso ao transporte público de forma gratuita.

Essa alteração impactará significativamente milhões de brasileiros que utilizam diariamente o transporte coletivo. A nova idade mínima exigida para a gratuidade representa um desafio financeiro para muitos idosos, que precisarão investir parte de sua renda nas despesas de locomoção.

Aumento do salário mínimo

Para amenizar o impacto negativo dessa nova exigência, uma medida adotada foi o aumento do salário mínimo para R$ 1.412. Com esse reajuste, os idosos que ainda estão no mercado de trabalho sentirão menos o peso das despesas com transporte.

Além disso, para aqueles que são aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o aumento do valor do benefício também contribuirá para atenuar os efeitos da mudança, uma vez que o benefício previdenciário é calculado com base no salário mínimo nacional.

Veja também:

Bolsa Família: veja dois grupos de brasileiros que receberão antecipado em março

Dessa forma, o reajuste do salário mínimo beneficia não apenas os aposentados, mas também se estende a outros grupos que recebem auxílios do governo. Alguns exemplos são: pensionistas do INSS, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio acidente, salário maternidade e benefício por incapacidade temporária.

Imagem: Reprodução / freepik.com