Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Triste notícia para clientes do Bradesco

Recentemente, o presidente-executivo do Bradesco fez um anúncio que deve impactar a maior parte dos seus clientes. Veja mais

Ultimamente, o Bradesco vem travando uma batalha judicial com a Americanas, pois, ao entrar com o pedido de falência, a companhia deixou de pagar ao banco um débito no valor de R$ 4,8 bilhões. No entanto, não é só isso que tem deixado o Bradesco preocupado neste início de ano.

Recentemente, o presidente do banco, Octavio de Lazari Júnior, promoveu uma coletiva de imprensa para anunciar os resultados do Bradesco do quarto trimestre de 2022. Na ocasião, Lazari afirmou que a instituição financeira concedeu mais empréstimos do que deveria desde 2020, quando o juros estava em 2% ao ano, resultando na alta da inadimplência.

Empréstimo mais difícil

Assim, Lazari afirmou que o Bradesco não teve o resultado esperado, pois tomou uma atitude apenas quando a inadimplência já estava alta, no final de 2022. No entanto, o executivo afirmou não se arrepender em conceder crédito para pessoas de baixa renda e pequenas e médias empresas, justamente o público em que os calotes mais cresceram.

Dessa forma, a partir deste ano, o Bradesco irá conter a disponibilização de empréstimos a seus clientes. O executivo alegou que, com o passar dos anos, essa estratégia se mostrará acertada.

Otimismo

Ainda assim, Octavio de Lazari se mantém otimista e afirmou que, no final de 2024, o Bradesco deverá ter novamente um retorno sobre o patrimônio de cerca de 18% por meio de melhor qualidade do custo de capital.

No entanto, os analistas estão com mais cautela. “A margem financeira líquida e as altas despesas com provisões provavelmente manterão os ROEs abaixo do custo de capital em 2023 e 2024”, afirmou o Itaú BBA, que prevê que Bradesco não deve ter resultados melhores nos próximos dois anos.

“A capacidade de lucro (do Bradesco) deteriorou-se muito. Recuperá-lo provavelmente levará tempo”, dizem especialistas do BTG Pactual, que estimam que o lucro do Bradesco em 2023 será por volta de 40% menor do que em 2021.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com