Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

TSE registra mais de 500 alertas por dia de fake news no segundo turno

Somente ao longo do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu uma média diária de 500 alertas de fake news.

Hannah AragãoPor Hannah Aragão2 min de leitura
TSE registra mais de 500 alertas por dia de fake news no segundo turno

Somente ao longo do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu uma média diária de 500 alertas de fake news ligados à eleição. De acordo com o Tribunal, durante os 11 primeiros dias de campanha para o segundo turno, foram registradas 5.869 alertas de notícias falsas, quase metade do total.

Levando em consideração todo o período de campanha deste ano, o TSE solicitou a análise nas redes sociais de mais de 12.500 casos de fake news. O número representa o aumento percentual de 1.671% quando comparado com as eleições municipais do ano de 2020.

TSE enfrenta disseminação de fake news eleitorais

Diante do combate a desinformação, o TSE tem realizado alertas às plataformas nas quais as notícias falsas estão sendo disseminadas. Em ação, o Tribunal realiza a análise dos materiais suspeitos de conter informações falsas. No entanto, a decisão de retirar ou não as notícias de circulação cabem as plataformas que seguem normas internas.

 Com isso, as redes sociais vêm adotando providências que resultam na retirada ou suspensão das fake news na maioria dos casos. As medidas vêm sendo aplicadas em 57% das situações mais graves. Outra iniciativa de combate a desinformação é a atuação na Corte e no âmbito judicial. 

Nova resolução promete dar agilidade no processo de retirada de informações falsas da internet

Na última quinta-feira (20), o TSE aprovou a medida de enfrentamento que permite maior agilidade dentro do processo de retirada das notícias falsas do ar durante o período de eleição com o intuito de evitar a desinformação dos eleitores.

De acordo com a resolução, ficou estabelecido que as fake news podem ser retiradas do ar sem a precisão do enfrentamento judicial.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Com as medidas de enfrentamento, o TSE espera combater de maneira eficiente os aumentos das notícias fraudulentas que levam a desinformação comprometendo o processo democrático das eleições.

Imagem: Divulgação 

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados