Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Twitter anuncia mudança para abril e irrita usuários da plataforma

Com a mudança anunciada por Elon Musk, o Twitter irá priorizar apenas um perfil de usuários. Entenda a polêmica da plataforma.

O Twitter divulgou, através de uma publicação de um de seus donos, o empresário Elon Musk, mais uma mudança para os usuários da plataforma. Dessa vez, as alterações irão afetar principalmente os assinantes do Twitter Blue.

Na prática, Musk informou que, a partir do dia 15 de abril, somente quem é assinante premium da rede social poderá votar em pesquisas e enquetes. Ou seja, os demais usuários não terão acesso ao recurso, a menos que se inscrevam na opção do Twitter Blue.

A justificativa de Musk é que isso irá reduzir o número de bots de inteligência artificial que acessam o site. Outra alteração é que a linha do tempo “Para você”, que hoje realiza uma curadoria com base na navegação do usuário, passará a exibir posts apenas de usuários pagantes.

Mudança no Twitter não foi bem recebida pelos usuários

“Não apoio esta decisão. Você precisa investir dinheiro em talento e tecnologia de IA [inteligência artificial] para detectar bots na plataforma. Este não é o caminho a seguir. Isso pode manchar a plataforma”, respondeu um internauta à publicação de Elon Musk.

Outro levantou a questão de que o pagamento mensal de R$ 60 não é tão simples para todos os usuários. Afinal, ao optar por mostrar apenas os usuários verificados, segundo ele, muitas pessoas “perderão contas locais e relevantes de suas próprias comunidades”.

Anteriormente, os recursos que serão modificados pelo Twitter eram disponibilizados de forma gratuita, inclusive o selo de verificação. Entretanto, desde fevereiro, a plataforma cobra um valor mensal para o Twitter Blue, com valor mínimo de R$ 36,67 por mês no plano mais básico.

Site encontrou “lista VIP” na rede social

De acordo com o site Platformer, o tratamento igual que Musk afirma dar aos usuários do Twitter não se aplica de forma real. Isso porque, segundo a página, existe uma lista de 35 pessoas VIP no site que conseguem maior visibilidade no alcance de suas publicações.

Entre eles estão os comentaristas políticos Matthew Yglesias e Ben Shapiro, o youtuber MrBeast, o presidente Joe Biden e o jogador de basquete LeBron James. Ao monitorar a visibilidade de usuários grandes após as últimas mudanças do site, o Platformer detectou que os perfis da “lista VIP” passaram a ser priorizados de modo recorrente.

Atualmente, o Twitter possui 556 milhões de usuários ao redor do mundo. Assim, o microblog é a 14ª rede social mais usada no mundo.

Imagem: Sattalat Phukkum / Shutterstock.com