Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Twitter bane contas de jornalistas que escreveram sobre Elon Musk

O Twitter baniu contas de jornalistas que escreveram sobre o empresário Elon Musk, dono da rede. Outras funções também foram proibidas.

O Twitter baniu contas de jornalistas, nesta quinta-feira (15), que escreveram reportagens sobre a rede social e o empresário Elon Musk, dono da rede. Até o momento, o Twitter ainda não deu explicações a respeito da suspensão.

Entre as contas banidas estão os perfis de repórteres da CNN, The New York Times e The Washington Post, além de outros profissionais independentes.

Dessa forma, a suspensão aconteceu após o banimento permanente da conta Elon Jet, que rastreava voos do jatinho particular de Elon Musk através de dados públicos. 

Além disso, o Twitter também proibiu que usuários compartilhassem informações sobre a localização de terceiros, sem que haja o consentimento da pessoa. 

Editores do Washington Post e CNN criticaram a suspensão no Twitter

A editora executiva do Washington Post, Sally Buzbee, solicitou que a conta do repórter de tecnologia, Drew Harwell, fosse reativada no Twitter.

De acordo com Buzbee, o banimento “enfraquece diretamente a alegação de Elon Musk de que pretende administrar o Twitter como uma plataforma dedicada à liberdade de expressão”. 

Já a CNN publicou um comunicado sobre a suspensão de diversos repórteres, entre eles Donie O’Sullivan. “Pedimos uma explicação ao Twitter e reavaliaremos nosso relacionamento com base nessa resposta”, afirmou o jornal. 

Elon Musk afirmou que veículo com filho foi perseguido

Nesta quarta-feira (14), Elon Musk publicou no Twitter que o carro que levava o seu filho foi perseguido por um “maluco”. Assim, o empresário sugeriu que o caso teria relação com o rastreamento do jatinho particular. 

Na noite desta quinta-feira (15), o dono do Twitter afirmou que “as mesmas regras de doxxing se aplicam a ‘jornalistas’ e a todos os outros”, o termo se refere à divulgação de localização ou identidade de usuários. 

Musk ainda afirmou em publicação que “Criticar-me o dia todo é totalmente bom, mas doxxing da minha localização em tempo real e colocando minha família em perigo não é”. 

Musk reativou conta do ex-presidente Donald Trump no Twitter

A política do Twitter tem se mostrado contraditória desde que Elon Musk assumiu o controle da rede social em outubro, após a compra de R$ 44 milhões. Informações sobre o que é ou não autorizado pela rede social tem se mostrado desconexas.

Enquanto o ex-presidente Donald Trump teve a conta reativada, o rapper Kanye West teve o perfil suspenso depois de publicar mensagens antissemitas.

Imagem: Sergei Elagin/shutterstock.com