Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Twitter viola direitos autorais de 1,7 mil músicas e encara processo milionário

Nova polêmica envolvendo o Twitter. Desta vez, a empresa teria violado os direitos autorais de 1,7 mil músicas. Saiba mais sobre o processo.

Mais uma polêmica envolvendo o Twitter. Desta vez, a rede social de Elon Musk teria violado os direitos autorais de 1,7 mil músicas. A situação resultou em um processo contra a empresa por violação de direitos autorais.

A ação foi movida pela Associação Nacional de Gravadoras Musicais (NMPA), dos Estados Unidos, que alega que as músicas foram postadas pelos usuários do aplicativo sem licença. Siga a leitura para saber mais sobre o caso.

NMPA abre processo contra Twitter por uso de músicas sem direitos autorais

De acordo com a associação, o Twitter foi notificado pelo uso indevido das 1,7 mil músicas, mas não removeu o conteúdo após o aviso. Diante da situação, a rede social passou a ser processada em valor milionário pela NMPA.

Cabe destacar que o processo recebido pela empresa de Elon Musk é um problema anterior à compra do bilionário, que ocorreu em outubro de 2022. No entanto, o desenrolar da história em meio à turbulenta gestão do empresário preocupa a companhia. A antiga gestão chegou a negociar extrajudicialmente com as gravadoras, mas o acordo não seguiu com a chegada de Elon Musk.

Ao todo, 17 gravadoras são representadas na ação que corre na justiça estadunidense. Para a NMPA, o Twitter “alimenta seu negócio com incontáveis infrações de direitos exclusivos de composições musicais, violando direitos autorais de gravadoras e outras partes envolvidas”.

Saiba mais sobre o processo

A ação corre na corte federal do estado de Tennessee, nos Estados Unidos. No documento, a NMPA afirma ter realizado diversas notificações de infração de violação de direitos autorais ao Twitter. Apesar disso, a rede social nunca teria dado um retorno.

A associação pede que a justiça condene o Twitter a pagar até US$ 150 mil por violação cometida. No total, a indenização pode chegar a incríveis US$ 250 milhões.

Imagem: Hamara/ Shutterstock.com