Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Uber é acusada de usar “financiamento ilimitado” para calar motoristas

Ex-lobista da Uber fez fortes acusações contra a empresa de transporte por aplicativo presente no mundo todo

Em julho deste ano, um vazamento com mais de 124 mil arquivos sobre a Uber veio a público, com a ajuda de um ex-lobista da empresa. De acordo com as informações, a empresa desrespeitava frequentemente as leis ao pressionar governos de diversos países do mundo, além de outras ações irregulares. 

Diante dessa realidade, Mark MacGann, o ex-lobista, solicita ao Parlamento Europeu, medidas contrárias ao poder desproporcional das grandes empresas de tecnologia.

“Financiamento ilimitado” para calar motoristas

Em uma declaração, MacGann afirmou que todas as vezes em que motoristas acionaram a Justiça para lidar com as irregularidades da empresa, eles foram calados, já que a Uber conta com investimentos milionários em advogados de todo o mundo. É por isso que, dificilmente, os motoristas conseguem uma vitória em disputas judiciais contra a empresa.

O ex-lobista da empresa ainda afirmou que quando empresas de tecnologia contam com recursos financeiros desproporcionais, os trabalhadores são quem sofrem e essa é uma relação totalmente antidemocrática. 

Durante sua supervisão na Uber, o ex-lobista declarou que a empresa gastou mais de US$ 90 milhões em lobby. 

Parlamento Europeu

Atualmente, o Parlamento Europeu estuda a possibilidade de que os ônus desse tipo de emprego recaiam sobre as próprias empresas ao invés dos trabalhadores. MacGann defende, nesse sentido, que são as empresas que devem arcar com essas despesas, já que são elas que possuem a maior parte do dinheiro. 

Além disso, MacGann falou que espera que sua atitude sirva como inspiração para outros denunciantes, para que essas situações possam deixar de acontecer em relação às grandes empresas e aos trabalhadores. 

A Uber

A Uber é uma empresa multinacional que presta serviços de transporte urbano por meio do aplicativo. Foi fundada em 2009, em São Francisco, na Califórnia e está presente em mais de 70 países ao redor do mundo. 

No Brasil, mais de 500 cidades contam com motoristas do aplicativo e cerca de 1 milhão trabalham para a empresa no país. Estima-se que apenas no Brasil, sejam mais de 30 milhões de usuários. No mundo, esse número chega a 122 milhões.

Imagem: Sundry Photography/shutterstock.com