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Uber cede e oferece novos benefícios a motoristas

Apesar de ser uma das empresas mais reconhecidas de mobilidade, a Uber também acumula polêmicas em relação às suas políticas de trabalho.

Apesar de ser uma das empresas mais reconhecidas no setor de mobilidade, a Uber também acumula polêmicas em relação às suas políticas de trabalho. Ou, mais especificamente, à falta de benefícios para seus trabalhadores, mas essa realidade pode estar mudando.

Na quarta-feira (23), a Uber e os aplicativos de entrega DiDi e Rappi criaram uma proposta de benefícios de seguridade social voltadas a seus trabalhadores no México. Então, para saber mais, confira a seguir.

Uber cede e oferece novos benefícios a motoristas

Com a divulgação da proposta de benefícios, essa será a primeira vez que essas empresas se propõem a oferecer direitos antes que o governo decida regular o setor. No comunicado assinado em conjunto, a Uber e as outras marcas afirmaram que estão abertas a conceder benefícios a profissionais que trabalhem mais de 40 horas semanais.

Vale dizer que, apesar disso, as empresas deixam claro que não vão classificar os motoristas como empregados contratados. Além disso, até o momento, as empresas divulgaram poucos ou nenhum detalhe a respeito da natureza dos benefícios previdenciários oferecidos.

De acordo com a ministra do trabalho do México, Luisa Alcalde, atualmente, as autoridades estão trabalhando em um projeto de lei (PL) que deve ser formalizado até o fim do ano. Seu objetivo é trazer os trabalhadores de aplicativos para a chamada “economia formal”. Entretanto, ainda não ficou claro se o projeto vai buscar a formalização dos funcionários da Uber e outras empresas, ou outros tipos de propostas.

Empresas negam a formalização dos trabalhadores

O principal motivo de as empresas se oporem aos pedidos de formalização dos trabalhadores é que a mudança prejudicaria seus modelos de negócios. Contudo, a declaração das plataformas sugere a criação de um mecanismo para um pagamento mais justo conforme o tempo de trabalho.

Segundo Nicolas Sanchez, chefe de políticas públicas da Uber no México, a expectativa é que os custos extras para a empresa sejam baixos, mas a Uber está “aberta a eles”. Para isso, porém, o setor deve poder manter sua “flexibilidade”. Até o momento, o Ministério do Trabalho do México não comentou o assunto.

Imagem: Maxim Artemchuk/shutterstock.com