Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

UnB lança programa de intercâmbio em 19 países

Por meio da iniciativa, é possível fazer intercâmbio estudantil em uma das 56 universidades parceiras. Saiba como se inscrever!

Se você sonha em estudar no exterior, essa pode ser sua grande chance! A Universidade de Brasília (UnB) lançou um edital com 134 vagas de intercâmbio.

Por meio dessa iniciativa, conhecida como Mobilidade Internacional de Graduação 2023, você poderá estudar em uma das 56 universidades situadas nos 19 países parceiros do programa. 

E se você não tem condições financeiras para estudar fora, a UnB disponibiliza, em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), uma vaga para bolsa de estudos integral na Universidade de Buenos Aires (UBA). 

Quem pode participar do programa de intercâmbio

O programa de intercâmbio Mobilidade Internacional de Graduação 2023, é voltado para estudantes matriculados na UnB, sendo necessário seguir alguns requisitos:

  • Ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3;
  • Não ter sanções administrativas na universidade;
  • Ter cursado no mínimo 25% ou no máximo 90% dos créditos exigidos para graduação. 

Com exceção do estudante que conseguir a bolsa de estudos, os alunos que fizerem o intercâmbio deverão arcar com os cursos de hospedagem, transporte e alimentação no país que for estudar. Além disso, os alunos terão que providenciar o seguro saúde/viagem internacional.

Bolsa de estudos na Argentina

O(a) estudante que for contemplado com a bolsa de estudos na Argentina terá auxílio financeiro com os custos de transporte, hospedagem e alimentação no país. 

No entanto, a bolsa é voltada para candidatos que participam do Programa de Assistência Estudantil. Isso significa que pessoas com vulnerabilidade socioeconômica pela DDS/DAC/UnB podem estar inclusas no programa. 

Contudo, caso não apareçam candidatos nesse perfil, a vaga para bolsa de estudos será disponibilizada para ampla concorrência. Desse modo, serão levados em consideração a soma do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) mais o Índice de Perspectiva de Formatura (IPF). 

Inscrições e pré-seleção

As inscrições vão até o dia 22 de janeiro e para se inscrever é necessário preencher o formulário eletrônico disponibilizado pela UnB. Nesta página você poderá acessá-lo, e também verá outros documentos como o próprio edital e todo o cronograma.

Durante a pré-seleção serão analisadas as condições para participação do programa, envio dos documentos solicitados e rendimento escolar. Os alunos classificados na triagem serão indicados para prioridade de escolha na universidade que desejam estudar. 

Outros países que disponibilizam as vagas são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, França, Itália, Japão, Polônia, Portugal, San Marino e Taiwan.

Todavia, segundo consta no edital, a participação do aluno no programa depende da aceitação da candidatura pela universidade parceira. Dessa forma, a vaga na universidade no exterior não é garantida por meio da pré-seleção. 

Por fim, o resultado definitivo da inscrição será divulgado no dia 17 de fevereiro. Para mais informações e acompanhamento do processo seletivo, é só acessar o site da Secretaria de Assuntos Internacionais da UnB

Imagem: Smolaw / Shutterstock