Unimed enviará comunicado URGENTE para clientes; entenda o que aconteceu

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou a Unimed a transferir 30 mil usuários da sua carteira. Entenda a situação.

Na terça-feira (27), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou a Unimed-Rio a transferir 30 mil usuários da sua carteira para a Unimed Federação do Estado do Rio (Unimed Ferj) a partir do dia 1º de julho. Assim, a companhia começará a avisar seus clientes.

Serão transferidos os contratos coletivos por adesão que são vinculados à Supermed Administradora de Benefícios, de usuários do estado do Rio de Janeiro, exceto os moradores da capital e de Duque de Caxias. Contudo, a Unimed Federação terá que respeitar as cláusulas contratuais, como mensalidade, reajuste, rede credenciada e carências. Confira!

Transferência dos clientes da Unimed

Embora já tenha sido aprovada pela ANS, a transferência terá ainda que passar pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No entanto, Mauro Madruga, superintendente de Mercado e Operações da Unimed-Rio, afirmou que os clientes não precisam se preocupar, já que, nos próximos dias, todos que serão transferidos serão comunicados por e-mail e carta.

Além disso, a Supermed também irá emitir uma comunicação a esses clientes. Madruga também afirmou que o comunicado já foi enviado aos médicos cooperados, à rede credenciada e aos funcionários.

Terei que pagar algum valor?

De acordo com Madruga, a transferência terá início no próximo sábado (1º), porém a transição levará cerca de 50 dias. Vale destacar que não será preciso pagar nada pela transferência. A ANS deu o prazo máximo de 15 dias para a Unimed-Rio e a Unimed Ferj apresentarem o cronograma das próximas etapas de transferência.

Ralf Batista, superintendente executivo da Unimed Ferj, afirmou que a companhia está ampliando seu call center para dar conta do aumento da demanda. Além disso, Batista informou que os beneficiários da federação poderão utilizar os 39 postos de atendimento presencial das 18 cooperativas do estado.

Após a conclusão dessa transferência de usuários para a Unimed Ferj, a Unimed-Rio irá apresentar à ANS um plano para que os beneficiários fora do estado do Rio também sejam transferidos. No entanto, ainda não se sabe se esses usuários serão transferidos para a Unimed Nacional ou para a Unimed Seguros.

Imagem: Reprodução/Shutterstock