Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

URGENTE: atendimentos do INSS são CANCELADOS após pane no Dataprev

Diversas agências do INSS tiveram seus atendimentos completamente paralisados. Veja quais locais a pane afetou e o que está acontecendo

Os atendimentos do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, foram cancelados nesta quinta-feira (25) depois do Dataprev sofrer uma pane. Assim, diversos beneficiários do órgão foram prejudicados. A Embratel chegou a fornecer um link para que os cidadãos realizassem os agendamentos, contudo, houve uma falha no site, o que agravou o problema enfrentado pelo INSS.

Diversas agências do órgão tiveram seus atendimentos completamente paralisados. Veja quais locais a pane afetou e o que está acontecendo com o sistema do INSS.

Falha atinge agências de todo o país

As falhas no Dataprev atingiram os atendimentos em agências de todo o país. Na manhã desta quinta-feira (25), unidades nos municípios dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão estavam com atendimentos paralisados, de acordo com o portal de notícias Metrópoles. 

Além disso, no início da semana, o sistema também enfrentou instabilidade. Na segunda-feira (22), as falhas no Dataprev afetaram tanto o INSS como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Já em março, outra falha no Dataprev chegou a ocasionar o cancelamento de cerca de 25 mil perícias que estavam agendadas. 

Importância da perícia do INSS para a liberação de benefícios

O grande problema dessas falhas recorrentes é que elas interferem na liberação de benefícios. Isso porque, quando a perícia não ocorre, os cidadãos precisam passar mais tempo esperando o processo de remarcação e a realização para, só depois, poder ter a liberação do benefício do INSS. 

A perícia médica do órgão desempenha um papel essencial na liberação de vários benefícios previdenciários e assistenciais. Esse procedimento é necessário para determinar se um indivíduo está, de fato, incapacitado para trabalhar, seja devido a doença ou acidente e se é temporário ou permanentemente. Além disso, é necessário identificar o grau dessa incapacidade.

Por meio da perícia, o INSS verifica e define a condição médica, duração da incapacidade e identifica possíveis fraudes.  

Posicionamento da Embratel sobre os cancelamentos no INSS

Por fim, a Embratel entrou em contato com a redação do Seu Crédito Digital para se manifestar sobre a falha que levou aos cancelamentos dos atendimentos do INSS. De acordo com a Embratel, “a ocorrência não tem relação com a Embratel.”

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com