Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Usar carretinha ou reboque é proibido? Confira as regras

Desvende as regras sobre o uso de carretinhas ou reboques. Saiba o que é permitido e evite problemas. Leia mais agora!

A carretinha dos carros se tornou uma opção prática e versátil para transportar cargas diversas, facilitando desde viagens até mudanças e trabalho. Mas, antes de partir rumo à estrada, é necessário entender algumas leis e regulamentações que envolvem o uso deste interessante equipamento. Essa informação é uma grande aliada para garantir nossa segurança e a dos outros usuários da via.

Engana-se quem acredita que a carretinha, ou reboque, é proibida. Na realidade, essa peça é absolutamente legalizada, desde que esteja de acordo com algumas regras e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na Resolução nº 197 de 25 de julho de 2006.

Quais são as regras para o uso da carretinha?

O Código Brasileiro de Trânsito conceitua a carretinha como um veículo utilizado para o transporte de cargas além da capacidade do porta-malas do carro. No entanto, para que seja utilizada, alguns critérios devem ser seguidos.

rodovia com vários carros em movimento que podem ter isenção
Imagem: khunkorn / Shutterstock.com

Um deles é a habilitação adequada. Segundo o Detran – SP, se o peso bruto total do carro e do reboque não ultrapassar os 3.500 quilos, o motorista portador da carteira de habilitação B pode fazer uso da carretinha. Caso o peso limite chegue a 6.000kg, será necessário possuir habilitação C.

O que é necessário para legalizar a carretinha nos carros?

Apesar de ser um equipamento auxiliar, a carretinha deve ser emplacada, sendo considerada um veículo, e é necessário seguir as regras de placas e identificação. Caso adquira uma carretinha sem placa, bastará levar a nota fiscal até o Detran para realizar a devida regularização.

Assim, a carretinha também deve possuir a iluminação e sinalização adequada, contando com itens como lanternas, luzes de freio e setas. Adicionalmente, as dimensões da carretinha devem obedecer aos limites estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro: largura máxima de 2,60m, altura máxima de 4,40m e o balanço traseiro de 3,5m.

Além disso, é importante frisar que nem todos os veículos podem fazer uso da carretinha. O Toyota Corolla (até 2019), GM Onix, Renault Kwid, e todos os modelos da Honda. Isso pois não podem tracionar reboques, pois o Contran só libera essa permissão para veículos que tenham a capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador.

Imagem: Ground Picture/shutterstock.com