Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Graças ao aumento do uso de cartões, receitas dos bancos têm alta

Apesar da redução de taxas, as receitas dos bancos cresceram em 2020

0

Apesar da crise instaurada pela pandemia de coronavírus, e com medidas de isolamento, as receitas dos bancos em 2020 com serviços cresceram 2,3%. Dessa forma, chegou a R$ 167,5 bilhões. De acordo com o Banco Central (BC), o aumento do uso de cartões, e serviços prestados para quem negocia na Bolsa de Valores (B3), explicaram esse crescimento.

É provável que você goste também

BRB e Stock Car lançam cartão de crédito com acesso às salas Lounge Key

Será que o Nubank Rewards vale a pena, com tanto cashback em outros cartões?

Score baixo? Confira 3 cartões atuais com mais chances de aprovar

Quais os principais cartões de crédito com sistema de cashback?

Graças ao aumento do uso de cartões, receitas dos bancos têm alta

Ao fazer uma venda no cartão, o vendedor tem que pagar uma taxa de desconto sobre o valor da mesma. Utiliza-se essas taxas para remunerar os três elos da cadeia de cartões. São eles: a maquininha, o banco que emite o cartão de crédito e a bandeira (Mastercard, Visa e Elo, por exemplo). 

A empresa de maquininhas recolhe a taxa do uso de cartões e repassa aos demais. Dessa forma, a bandeira escolhe, além da própria remuneração, o valor que o banco vai receber por cada transação – esse procedimento chama-se taxa de intercâmbio.

Redução de tarifas e anuidades de cartões

Embora o uso dos cartões tenha aumentado as receitas com serviços, as com administração de fundos constitucionais caíram. Isso ocorreu devido a redução da taxa de administração do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Em 2019, o Congresso liberou a MP que reduz de 1% para 0,5% essa taxa paga para a Caixa.

Além disso, ocorreu uma diminuição nas receitas com tarifas bancárias. Elas tiveram impacto pela redução nas rendas de pacotes de serviços, bem como anuidades de cartões de crédito.

Assim, com a entrada de fintechs no mercado de cartões, bem como de contas digitais, os bancos tradicionais têm perdido receitas. Tais como, anuidade de cartão, e tarifas, já que seus novos concorrentes, não cobram taxas em seus serviços.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: fizkes / shutterstock.com

Comentários
Carregando...