Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Uso do FGTS para compra da casa própria é liberado pela Caixa; saiba mais

Saiba como a Caixa está facilitando a compra da casa própria com o FGTS e como essa iniciativa pode beneficiar os compradores!

Uma ótima notícia para quem deseja comprar a casa própria! O programa Minha Casa, Minha Vida introduz nesta segunda-feira (08) o FGTS Futuro. Logo, isso permite que trabalhadores com salário de até R$ 2.640 utilizem seus depósitos futuros no Fundo de Garantia para aprimorar a capacidade de pagamento em financiamentos habitacionais.

Dessa forma, a medida representa uma grande oportunidade para aqueles que se sentem limitados pelas barreiras financeiras tradicionalmente impostas para a aquisição de um imóvel. Continue a leitura para mais informações!

O que é o FGTS Futuro e como ele funciona?

imagem de uma mão segurando chaveiro com a miniatura de uma casa, ao lado dela está o logo do FGTS
Imagem: Stock-Asso / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Com o uso do FGTS Futuro, muitas famílias podem fazer uso de uma parte de seu patrimônio futuro de forma segura e planejada. A expectativa é que essa flexibilidade adicional na obtenção de crédito habitacional impulsione o mercado imobiliário. Ainda, que também proporcione uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas.

O FGTS Futuro, por sua vez, antecipa depósitos futuros do empregador no Fundo de Garantia. Ao pegar um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida, o trabalhador pode usar esses depósitos como garantia por até dez anos, melhorando suas condições de financiamento.

Quem pode se beneficiar da medida?

Esta modalidade de financiamento está disponível exclusivamente para trabalhadores com renda mensal de até R$ 2.640. É uma medida que visa a democratização do acesso ao crédito habitacional, enfocando aqueles que, até então, encontravam-se marginalizados pelo rigor dos critérios tradicionais de financiamento.

Sendo assim, a escolha de utilizar o FGTS Futuro para financiar o imóvel cabe somente ao trabalhador e é válida apenas para novos contratos. Assim como em todas as linhas de crédito, o valor total a ser garantido será determinado pela instituição financeira.

Veja também:

Este grupo de brasileiros tem isenção de impostos e IPTU

Por fim, com a introdução do FGTS Futuro, espera-se aquecimento no mercado imobiliário, ampliando o acesso à compra de imóveis para mais pessoas. Para os trabalhadores, é uma opção inteligente de usar o saldo do FGTS, ajudando a concretizar o sonho da casa própria.

Imagem: Stock-Asso / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital