Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Usuários do metaverso são vítimas de novo golpe

Computador de funcionário foi invadido, clientes tiveram seus dados vazados e golpistas mandam vírus que expõem informações de usuários.

Fernanda CadavalPor Fernanda Cadaval2 min de leitura
homem trabalhando em escritório usando óculos de realidade virtual

O mudo do metaverso vem crescendo e o interesse por esse espaço não está só nos usuários, mas também nos golpistas. O mais recente golpe aconteceu depois que um funcionário da The Sandbox teve seu computador hackeado e dados dos usuários foram expostos.

Na semana passada, os responsáveis pelo projeto do metaverso mais conhecido do mercado emitiram um comunicado sobre o caso.

“Recentemente, tomamos conhecimento de que um terceiro não autorizado obteve acesso ao computador de um de nossos funcionários e usou as informações encontradas para enviar um e-mail falsamente alegando ser do The Sandbox”.

Vazamento de dados e um suposto novo jogo do metaverso

O funcionário teve seu computador invadido no dia 26 de fevereiro e o número de dados acessados pelo criminoso ainda não foi divulgado pela empresa. O principal alvo foram os endereços de e-mail dos usuários, que agora estão recebendo mensagens sobre um suposto novo jogo.

No entanto, ao acessarem o link enviado, as vítimas baixam um vírus para seus computadores. Este dá acesso aos seus dados aos golpistas.

Ainda de acordo com o comunicado da empresa, “o acesso era limitado ao computador de um único funcionário, acessado por meio de um aplicativo de malware [um tipo de vírus]. Pelo que sabemos, ele não conseguiu acessar nenhum outro serviço ou conta do The Sandbox”. Além disso, a companhia já orientou seus clientes a não abrir nenhum link enviado por e-mail.

Novos golpes no metaverso

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Apesar de alegar que não foram identificadas outras invasões e que a conta e o acesso do computador invadido foram suspensas, na última semana, porém, novos casos foram relatados pelo cofundador do The Sandbox, Sebastien Borget. Através de um post no Twitter ele alertou os usuários sobre um novo golpe via e-mail.

Segundo ele, os usuários estariam recebendo o que seria um novo ambiente de teste do metaverso. Porém ao baixar o arquivo, os computadores são invadidos por vírus. No entanto, Borget não mencionou se esse novo golpe tem ligação com os vazamentos anteriores.

Imagem: Lifestylememory / freepik

Fernanda Cadaval

Autor

Fernanda Cadaval

Me chamo Fernanda Patzdorf Cadaval de Macedo, tenho 34 anos, e tenho formação em Letras- Português e Jornalismo. Ler e escrever estão entre minhas atividades favoritas. E poder ser uma facilitadora na formação de opinião das pessoas através do meu trabalho, é um grande privilégio dado por essa profissão que exerço há mais de 10 anos.

Topicos relacionados