Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vai vender o carro? Cuidado com este golpe!

Todo cuidado é pouco na hora de vender o carro, pois os criminosos existe um golpe que pode te fazer perder a CNH. Veja como se proteger!

Utilizar a internet para se comunicar com outras pessoas e usar as ferramentas disponíveis para divulgar o seu trabalho ou simplesmente vender coisas que não usa mais, tem facilitado a vida de muita gente. 

Dessa forma, é possível fechar ótimos negócios na internet e, assim, organizar a vida financeira, quitar dívidas, fazer uma viagem ou trocar de automóvel. 

No entanto, se você pretende vender o carro no meio online, deve tomar bastante cuidado, pois corre o risco de ser vítima de um esquema conhecido como “Golpe do Renavam”. Continue a leitura para saber como agem os criminosos e veja como se prevenir desse crime!

O que é o Golpe do Renavam

Após visualizar o anúncio da venda do seu carro pela internet, os golpistas entram em contato com você se passando por alguém interessado em comprar o automóvel. Porém, esse suposto “cliente”, diz que precisa checar o histórico do carro antes de confirmar a compra e, assim, solicita o número do Renavam. 

Vale ressaltar que o Renavam é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores e se trata da identificação do automóvel, por meio de um código numérico exclusivo. 

Ao portar o número de identificação do veículo, os golpistas descobrem uma série de informações acerca do automóvel e do proprietário. Desse modo, seu carro é clonado e o número do Renavam é apoderado pelos bandidos que o utilizam para cometer diversos crimes e infrações. 

Vale ressaltar que o Golpe do Renavam é mais que um roubo dos seus dados. As infrações de autoria dos golpistas podem ocasionar diversos danos ao proprietário do veículo, como por exemplo, a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

Aprenda a se proteger do Golpe do Renavam

Para se proteger do Golpe do Renavam, ao invés de tentar vender seu carro por “conta própria”, tente primeiro negociar a venda com empresas respeitadas e reconhecidas no mercado. Por meio de uma pesquisa prévia, é possível averiguar para qual estabelecimento você poderá iniciar um acordo financeiro.

Todavia, se você pretende recorrer às plataformas de venda online, é preciso tomar os seguintes cuidados:

  • Não compartilhe nenhum dado ou documentação com os clientes;
  • Se alguém se interessou em comprar seu carro, peça a identificação do indivíduo para verificar se é alguém de confiança. Só após confirmar as informações, você poderá informar o Renavam ou placa do veículo;
  • Em hipótese alguma compartilhe o número do Chassi, se os criminosos portarem esse dado, o processo de clonagem do carro será mais fácil. 

Imagem: Ground Picture/ shutterstock.com