Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena antecipar o saque do FGTS?

O FGTS é um recurso criado para proteger o trabalhador em situações específicas. Veja se vale a pena antecipar o benefício

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso criado para proteger o trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria e financiamento de moradia. 

Contudo, em momentos de instabilidade financeira, muitas pessoas se veem tentadas a antecipar o saque do recurso para lidar com dívidas ou investir em outras oportunidades. Entenda como funcionam os saques do FGTS e se vale a pena antecipar os recursos

O que é e como funciona o FGTS?

O FGTS é um direito dos trabalhadores brasileiros que visa protegê-los em situações específicas. O empregador tem a obrigação de depositar mensalmente o valor correspondente a 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao FGTS na Caixa Econômica Federal

Contudo, o trabalhador pode sacar o recurso apenas em situações específicas. Embora o saque de fato só ocorra nessas situações, uma modalidade tem se tornado cada vez mais utilizada pelos trabalhadores. 

Saque antecipado do Fundo de Garantia

O saque antecipado do FGTS é uma modalidade que permite ao trabalhador utilizar parte do saldo antes das situações previstas. Essa antecipação pode ser feita por meio de empréstimos ou linhas de crédito disponíveis em instituições financeiras, que usam o saldo do FGTS como garantia.

Nesses casos, o trabalhador solicita um empréstimo de um valor com base no saldo disponível em sua conta do FGTS e paga as parcelas do crédito conforme as condições contratadas. 

Na maioria das vezes, a modalidade oferece taxas de juros mais baixas se comparadas a outras opções de empréstimos pessoais.

Vale a pena solicitar a antecipação?

A decisão de antecipar o saque do FGTS depende das necessidades e objetivos financeiros de cada trabalhador. Com as taxas de juros mais baixas, a antecipação pode ser vantajosa para quem precisa de recursos imediatos.

No entanto, é preciso lembrar que o FGTS é uma reserva financeira criada para proteger o trabalhador em situações emergenciais. Antecipar o saque do FGTS compromete essa reserva, deixando o trabalhador com menos recursos disponíveis em caso de imprevistos. 

Imagem: simona pilolla 2 / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital