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Vale a pena comprar ações do Mc Donald’s? 

O Mc Donald’s é a maior rede de fast food do mundo, avaliada em mais de 172 bilhões de dólares. Confira nesse artigo os indicadores da S.A.

Vale a pena comprar ações do Mc Donald’s? O Mc Donald’s é a maior rede de restaurantes do mundo, com 172 Bilhões de dólares de valor de mercado. Desse modo, a empresa se encontra a frente de outras gigantes como o Starbucks, que possui 132 bilhões de dólares.  

Como líder de segmento, a empresa goza de ser uma das marcas mais conhecidas e presentes no mundo todo, com mais de 37 mil lojas espalhadas por 119 países. Dentro desses números, cerca de 93% dos estabelecimentos são franqueados.  

Aspectos Gerais 

O modelo de negócios das franquias do Mc Donald’s se difere um pouco do padrão. Na maioria de suas franquias a empresa é dona do estabelecimento e recebe uma taxa de aluguel do franqueado e ainda uma parte do faturamento.  

Desta forma, no ano de 2020 a empresa reportou 37,9 Bilhões somente em terras e construções em seu patrimônio. 

Mudanças de modelos 

Sob essa perspectiva, a empresa vem mudando seu mindset sobre o padrão de operação das suas lojas. Nesse sentido, começou em 2014 a se desfazer de suas lojas próprias e a aumentar o percentual de lojas franqueadas.  

Nesse ínterim, o Mc Donald’s passou de dono de mais de 80% das lojas em 2014 para menos de 7% no presente momento. 

Portanto, durante essa transição a empresa sofreu algumas mudanças na sua operação e viu a sua receita cair. Porém, em contrapartida, a margem do negócio cresceu, o que a longo prazo deve aumentar ainda mais os lucros da companhia.  

Desempenho na pandemia

Apesar do ano passado ter sido um período difícil para restaurantes e comércios em geral, a empresa manteve um plano de expansão agressivo e planeja abrir mais 1300 lojas este ano. Por outro lado, mesmo em um ano atípico como foi 2020, a empresa reportou 7.3 bilhões de lucro operacional e 4.3 bilhões de lucro líquido.  

Outro aspecto interessante sobre o Mc Donald’s é que ele vem gerando um aumento de valor para os acionistas através de recompra de ações. 

Antes de tudo 

Anteriormente informamos um panorama geral da empresa e como ela está posicionada no mercado, a partir de agora analisaremos os indicadores da mesma.  

Nesse sentido, tomaremos para essa análise a ação principal da empresa, negociada na bolsa de Nova York, o que deixará a análise melhor fundamentada.  

Além disso, iremos comparar os indicadores do Mc Donald’s com outra gigante do mesmo mercado já citada previamente, o Starbucks.

Vale a pena destacar que esse artigo não pretende ser uma indicação de investimento. Desse modo, ele tem por objetivo somente divulgar dados já publicados pela empresa em questão.  Confira os indicadores de rentabilidade.

ROIC 

Ao analisar uma empresa, é sempre bom atentar-se à rentabilidade dela. Dentro dessa perspectiva, existem alguns indicadores que podem ajudar no processo de avaliação. ROIC de uma ação analisa a rentabilidade total da companhia e fornece uma ideia sobre a proporção na geração de caixa da empresa em relação ao capital total investido.

Desta forma, o ROIC do Mc Donald’s está em 22,46%, enquanto o do Starbucks se encontra em 21,13%. Nesse sentido, não vemos grandes diferenças, por serem empresas com grande participação no mercado e modelos semelhantes um resultado próximo é justificável.  

Margem líquida 

Juntamente com o ROIC, analisaremos a margem líquida. A margem líquida de uma empresa é calculada a partir do quanto de lucro a companhia conseguiu comparado com as suas receitas.  

Nesse sentido, a margem líquida do Mc Donald’s é de 26,31% contra apenas 4,18% do Starbucks. Já nesse indicador vemos a diferença de rentabilidade das duas empresas.  

Anteriormente foi dito que a mudança de foco em possuir mais estabelecimentos franqueados do que próprios havia diminuído sua receita, porém aumentado sua margem. Portanto, aqui fica claro os resultados positivos da estratégia da marca de fast food.  

Indicadores de Valuation 

A princípio, o valuation é essencial na hora de decidir a melhor hora de entrada e saída de um ativo na sua carteira. Ele se propõe a demonstrar, resumidamente, se a ação está sendo comercializada acima ou abaixo do seu valor avaliado. Importante frisar que, normalmente, empresas vendidas acima do que seu valuation avalia indicam um certo otimismo do mercado em relação ao futuro da mesma.    

P/L  

Por sua vez, o P/L de uma ação mostra o preço dela, dividido pelo lucro da mesma. Assim, ele nos fornece um bom panorama do quanto estamos pagando por cada fração de lucro da empresa.  

Por essa perspectiva, é válido ressaltar que quanto menor o valor do P/L de uma empresa, melhor está sendo a oportunidade de comprar ações da mesma.   

Desta forma, o P/L do Mc Donald’s atualmente é de 33,41, um número relativamente baixo para o potencial de geração de caixa da empresa. Em contrapartida, o P/L do Starbucks hoje é de 133,06, mostrando um preço bem acima do que a S.A. gera de lucro.

Dividend Yield 

Nesse mesmo aspecto, o dividend yield (dividendo / preço da ação) é um indicador que revela os proventos pagos em relação ao preço atual da ação. Sendo assim, nesse quesito, a porcentagem de dividendos pagos em relação ao preço dos papeis do do Mc Donald’s é de 2,22%, enquanto o do Starbucks é de 1,57%. 

Com relação aos dividendos pagos no ano passado, a empresa de fast food pagou U$ 5,04 enquanto a cafeteria pagou U$ 1,68 por ação. 

Conclusão

Em suma, vemos que o modelo de negócios do Mc Donald’s mudou ao longo da metade da última década, o que deixou a empresa ainda mais lucrativas para os seus acionistas. Tendo isso em vista, a companhia hoje é uma boa opção para quem busca empresas sólidas, bem estabelecida e ainda com algum potencial de crescimento.  

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imagem: Ken Wolter / shutterstock.com