Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena contratar seguro para carros?

Compreender o funcionamento do seguro de carro, é importante para saber o que são alguns conceitos-chave dentro desse contexto.

O seguro de carro é uma proteção muito importante para quem tem veículo. Em suma, trata-se de um contrato no qual o proprietário de um automóvel assina com uma seguradora para proteger o seu bem de eventos específicos, como roubo ou acidentes.

À primeira vista, um seguro pode parecer uma despesa que não vale a pena. Entretanto, é quando você precisa dele e não tem, é que mais sente falta. Por isso, vamos te mostrar abaixo, como funciona um seguro de carro, e se ele realmente vale a pena.

Como funciona o seguro de carro?

Compreender o funcionamento do seguro de carro, é importante para saber o que são alguns conceitos-chave dentro desse contexto. Tais como apólice, prêmio, indenização, sinistro e cobertura.

Abaixo, confira os detalhes:

  • Apólice: é o documento que a seguradora emite, onde são formalizados os detalhes do contrato;
  • Prêmio: é o valor pago à seguradora para ter direito ao seguro. Esse valor pode ser quitado à vista, com desconto, ou parcelado, a depender da seguradora;
  • Indenização: é o valor pago ao segurado no caso de um sinistro coberto;
  • Sinistro: situação de risco coberta. É o incidente em si;
  • Cobertura: é a situação prevista na apólice, na qual o cliente tem direito a acionar o seguro.

Também é importante saber como acionar o seguro. Para contatar a seguradora, é preciso informar o número da sua apólice, ou ainda, apresentar um documento pessoal.

Ademais, nos casos de acidentes, há a recomendação de apresentar um boletim de ocorrência. É por meio dele, que é possível acionar o seguro, no caso de um acidente, por exemplo.

Vale a pena contratar seguro para carros?

O seguro de carro é uma proteção importante. Sendo assim, ao rodar com o seu veículo diariamente, você está exposto a acidentes e ocorrências de roubo, por exemplo. E não estamos exagerando não. Para se ter ideia, a empresa Hellosafe realizou uma pesquisa e constatou que em 3 anos, mais de 1 milhão de carros foram roubados no Brasil.

Esse é apenas um dado que comprova a importância de fazer um seguro para carros. Mesmo que custe carro, acredite: se você sofrer um acidente, vai gastar muito mais com o conserto do mesmo.

Ademais, vale ressaltar que no caso de um dano pequeno, como, por exemplo, que custe menos que acionar o seguro, e pagar a franquia, vale a pena pagar por fora. Dessa forma, você economiza, e ainda permanece com o seu seguro em dia.

Imagem: lumen-digital / shutterstock.com