Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena financiar um veículo?

Segundo pesquisa do Serasa, em parceria com a Opinion Box, nos últimos anos 6 a cada 10 brasileiros adquiriram um automóvel. Neste contexto, muitas pessoas buscam financiar um veículo. Não à toa, o levantamento aponta que 63% das famílias possuem este bem entre os três principais gastos anuais.

Assim, mesmo com a crise econômica passada pelo país, é possível analisar que este mercado segue em alta. Contudo, tão importante quanto o interesse pelo ativo, é compreender como esta aquisição pode impactar nas próprias finanças.

Dessa forma, é importante entender como funciona o financiamento deste tipo de ativo. Afinal, este tipo de formato de pagamento possui regras que podem impactar na vida financeira do solicitante do produto.

O que é este tipo de modalidade?

Em suma, este tipo de financiamento funciona por pessoas e empresas que desejam financiar um veículo, independente se é usado ou nome, porém não possuem capital necessário para adquirir tal bem.

Dessa forma, a instituição financeira concede o valor necessário para o cliente conseguir adquirir o veículo. Contudo, assim como funciona outras linhas de crédito, o solicitante deve pagar juros referente a contratação do serviço. Além disso, vale destacar que o tempo de contrato pode ser longo. Ou seja, é possível financiar um veículo em até 72 meses.

Vale a pena financiar um veículo?

Inicialmente, é importante destacar que a aquisição de um carro não costuma ser algo vantajoso. O que não é à toa, afinal este tipo de bens exige uma série de custos, como manutenção, pagamento de impostos e combustível. Além disso, o valor do automóvel tende a se desvalorizar com o tempo.

Contudo, o automóvel pode ser necessário pelos mais diferentes motivos. Assim, caso deseje financiar um veículo, é necessário considerar uma série de questões, como, por exemplo:

  • Juros referente ao financiamento do veículo;
  • Tempo de contrato;
  • Análise do custo total da negociação;
  • Custo do automóvel;
  • Custo de tributação e de manutenção do automóvel.

Dessa forma, a resposta sobre valer a pena financiar veículo vai variar conforme a saúde financeira, linha de crédito disponível e objetivos da pessoa que deseja adquirir este tipo de ativo.

Imagem: Andrey_Popov/Shutterstock.com