Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena investir nas lojas Renner? 

Veja nesse artigo a posição da empresa no mercado e seus números mais recentes.

0

Vale a pena investir em Renner?

A Renner possuei 5 negócios principais, sendo eles as próprias lojas Rennes, a Camicado, a Youcom, a Ashua e a Realiza. Desta forma, a empresa possui 606 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo que destas 386 são da Renner, 8 da Ashua, 113 da Camicado e 99 da Youcom.  

Visão Geral da Renner S.A

Em 2017, a empresa criou a subsidiária incorporada Realize Soluções Financeiras, seguindo uma tendência do mercado de varejo. Assim, a companhia passou a oferecer serviços de crédito, seguros e assistência aos seus clientes. 

Sob tal aspecto, a Realize tem aproximadamente 12 milhões de clientes aptos e R$ 2,7 bilhões em portfólio. Por sua vez, a Renner já emitiu mais de 34 milhões de cartões.  

Neste sentido, a companhia tem mais de 24 mil funcionários e mais de 600 mil clientes circulando em suas lojas diariamente. 

Seguindo na parte de logística, a empresa possui 4 centros de distribuição, localizados no Estado do Rio de Janeiro e Santa Catarina.  

Posição no mercado 

Em primeiro lugar, vale dizer que a Renner é líder no varejo de moda físico e segunda colocada no varejo online de moda especializada.  

Ademais, a empresa é líder das marcas de moda no Brasil e figura entre o top 10 das maiores marcas do país. Desta forma, a empresa possui mais de 20 milhões de clientes ativos (somando os números da Renner e da Realize) e tem presença física cobrindo mais da metade da população brasileira.  

De acordo com a proposta da empresa, a marca é focada nas classes A, B e C+. Dessa maneira, se distanciando um pouco de outras grandes varejistas de moda no Brasil que costumam ter seu público-alvo na baixa renda.  

Práticas de mercado 

A princípio, a Renner aparece como uma das pioneiras em diversos quesitos de governança e transparência ao investidor.  

Desta forma, a empresa abriu seu capital em 1967 e em 1991 teve seu primeiro conselheiro independente. Adiante, em 2005, a companhia entrou no Novo Mercado, se tornando a primeira Corporation Brasileira.  

Posteriormente, em 2010, ela se tornou a primeira empresa no país a utilizar o pedido público de procuração e, em 2018, a primeira empresa brasileira a divulgar os informes de governança. 

Potencial de crescimento 

Em sua apresentação aos investidores, a Renner se mostra bastante otimista em relação à margem de crescimento da mesma. Nesse sentido, ao analisar os números apresentados podemos entender o motivo de tal otimismo.  

Primeiramente, a empresa faz uma comparação do Brasil com outras grandes economias e a participação de mercado dos principais players. Sob tal viés, é perceptível que a Renner ainda tem espaço para aumentar seu market share no mercado nacional.  

Similarmente, a Renner compara o percentual de mercado das principais empresa do setor de moda varejistas com outros grandes setores domésticos. Assim, também é notável a fragmentação no setor em que a empresa a atua, consolidando, dessa forma, uma margem de crescimento da companhia.  

Indicadores 

Anteriormente, mostramos uma visão geral da empresa e como ela está situada no mercado. A partir de agora, veremos um pouco mais sobre os seus números e resultados de operação. 

Com o propósito de expor os resultados da empresa mais minuciosamente, falaremos sobre alguns dos principais indicadores que devem ser considerados para um investidor. Nesse sentido, alguns indicadores também fornecem dados sobre a expectativa do mercado para a companhia.  

Antes de mais nada, é necessário frisar que este artigo não tem o intuito de indicar nenhum tipo de investimento, e somente tem o objetivo de divulgar dados dos balanços publicados pela respectiva empresa. 

Análise dos Indicadores de Rentabilidade da Renner

ROE:  

Em primeiro lugar, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos. 

Tendo isso em mente, o ROE das Lojas Renner é de 17,48%. Nesse sentido, a empresa aparenta possuir um lucro consistente se comparado aos seus ativos, o que passa uma impressão positiva da rentabilidade da empresa. 

ROIC:    

Por sua vez, o ROIC de uma empresa fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla em inglês significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e ele é medido a partir do Resultado Operacional Liquido Livre de Impostos sobre o Capital Investido da empresa 

Desta forma, o ROIC da Renner se encontra em 6,91%. Nesse sentido, já vemos uma grande queda se comparado ao ROE, contudo, tal queda pode se justificar devido à natureza de operações da empresa.  

Indicador de Valuation   

A princípio, indicadores de valuation são um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Afinal, ele demonstra a avaliação de valor que o mercado (ou você, se for o caso) tem sobre o valor de determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L. 

Assim sendo, o valor de P/L das Lojas Renner atualmente é de 41,83. Nesse sentido, podemos admitir um múltiplo nem tão alto, nem tão baixo para a empresa. Em contrapartida, se tornamos como medida da análise o otimismo do mercado para uma recuperação considerável para o setor (por conta da melhora da situação pandêmica no país), é possível enxergar o número como sendo bom.  

Dividend Yield 

Nesse mesmo aspecto, o dividend yield (dividendo / preço da ação) é um indicador que revela os proventos pagos em relação ao preço atual da ação. Sendo assim, nesse quesito a porcentagem de dividendos pagos em relação ao preço dos papéis das lojas Renner é de 0,85% 

Sob tal aspecto, a empresa vem pagando consistentemente ao longo dos últimos anos um valor de R$ 0,30 e R$ 0,55 centavos por ação. 

Conclusão sobre investir na Renner

Em síntese, as Lojas Renner S.A se mostra como um dos maiores players no mercado de moda varejista no país. A empresa possui, em comparação a suas concorrentes, um histórico sólido de lucros e pagamentos de dividendos. Desta forma, a ação é promissora para o investidor que procura um papel para representar o segmento em sua carteira.  

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...