Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale-refeição: descubra fatos pouco conhecidos sobre o benefício!

Confira algumas curiosidades sobre o vale-refeição e como esse benefício pode impactar positivamente suas finanças!

O vale-refeição é um benefício comum no ambiente de trabalho, mas há muitos aspectos desconhecidos sobre ele. O bônus pode parecer simples, mas carrega uma série de peculiaridades que podem fazer a diferença no dia a dia profissional.

Dessa forma, saiba mais informações sobre alguns fatos surpreendentes sobre esses benefício e seu impacto nas finanças dos trabalhadores. Continue a leitura!

Qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição?

Imagem de um homem e uma mulher realizando uma compra de mercado com um cartão. Ao lado, o texto "vale refeição"
Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

À primeira vista, vale-alimentação e vale-refeição podem parecer o mesmo benefício. No entanto, cada um possui suas especificidades. O vale-alimentação destina-se para compras em supermercados, permitindo que o colaborador adquira itens para sua despensa.

Por sua vez, o vale-refeição é voltado para o consumo em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício, sendo ideal para refeições prontas.

Como funciona o seu pagamento?

Diferente do salário, recebido após o mês de trabalho, o vale-refeição é disponibilizado antecipadamente. Os funcionários usualmente têm acesso a esse benefício nos primeiros dias do mês, facilitando a organização de suas despesas alimentares sem precisar aguardar pelo pagamento do salário.

Veja também:

Agarre sua chance: domine a entrevista de emprego com estas dicas!

Ademais, uma dúvida comum entre muitos colaboradores é sobre a existência de um valor mínimo diário para o vale-refeição. A resposta é não. Não existe uma legislação que estipule um valor mínimo, ficando a cargo da empresa definir o montante, normalmente baseado em acordos coletivos e nas características da região e da própria empresa. Aliás, veja como utilizar o bônus de maneira correta a seguir:

  1. Conheça os estabelecimentos credenciados: Faça uma lista dos locais onde seu cartão é aceito. Diversificar as opções pode ajudá-lo a encontrar as melhores ofertas e pratos;
  2. Planeje suas refeições: Planejar onde e o que comer pode auxiliar na economia dos créditos do seu vale-refeição, evitando gastos desnecessários;
  3. Verifique sempre o saldo: Mantenha o controle sobre o saldo do seu cartão para evitar surpresas no momento do pagamento.

Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital