Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valor da caneta utilizada por Lula na posse é surpreendente: confira! 

A caneta faz parte de uma coleção especial da marca Montblanc. Descubra o valor do objeto e por qual motivo Lula o utilizou.

Aconteceu no último domingo, dia 1º de janeiro, a cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O que chamou a atenção das pessoas foi a caneta utilizada pelo presidente, que possui valor estimado de R$ 6 mil. O modelo da caneta é da marca Montblanc e foi lançado em 1992.

De acordo com relato do próprio político, o objeto foi um presente de um de seus apoiadores, morador do Piauí, e era destinado, na época, à assinatura da posse de Lula nas eleições de 1989.

À época, Lula não venceu, tendo utilizado o presente apenas em 2002, ano de sua primeira vitória como presidente do Brasil.

A caneta da posse presidencial 

A caneta utilizada pelos presidentes ao longo dos anos sempre acaba se tornando motivo de especulações e curiosidade dos eleitores, o que torna o objeto escolhido bastante simbólico. 

Em 2019, ao assinar o documento oficial da posse, o presidente eleito na época, Jair Bolsonaro (PL), utilizou uma caneta da marca Bic, popularmente conhecida e usada pelos brasileiros há muitos anos. A intenção de Bolsonaro era se aproximar dos seus eleitores, demonstrando simplicidade na escolha do objeto e buscando criar uma conexão ainda maior. 

Já em 2006, na segunda posse do presidente Lula, foi utilizada na hora da assinatura uma caneta emprestada de Wellington Dias que, inclusive, foi escolhido como Ministro do Desenvolvimento Social recentemente. 

Sobre a caneta de R$ 6 mil utilizada no último dia 1º 

A história da caneta do presidente foi confirmada pelo mencionado apoiador do Piauí. 

Após desencontro de informações sobre a data de lançamento do objeto, a Montblanc, fabricante da caneta, foi questionada e disse à imprensa que só poderia dar as informações corretas sobre a caneta em questão depois de avaliação minuciosa da peça. 

Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil