Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a receber: veja se ainda é possível sacar dinheiro esquecido

Em feveiro o Banco Central do Brasil disponibilizou a consulta de dinheiro esquecido; será que um mês depois ainda é possível usar o serviço?

O Banco Central do Brasil (BC) disponibilizou a consulta de valores esquecidos através do Sistema de Valores a Receber (SVR). O programa foi lançado em 2022 e em fevereiro foi disponibilizado novamente. 

De acordo com os dados do próprio BC, R$ 6 bilhões estavam esquecidos em contas. Em sua maioria, o dinheiro foi esquecido por pessoas físicas, estas somaram 38 milhões. Já as pessoas jurídicas que esqueceram algum montante em contas somam dois milhões. 

Na primeira semana de março, a partir do dia 7, o BC liberou a solicitação do dinheiro esquecido. Desde então, mais de cinco milhões de brasileiros já usaram a consulta do SVR.

Consulta de valor esquecido

A boa notícia é que essas pessoas ainda podem realizar a consulta e solicitar o dinheiro esquecido através do SVR. Para tal, é necessário acessar o link do portal do BC, clicar em “Consulte valores a receber” e fornecer o CPF ou CNPJ, junto com a data de nascimento.

Caso haja algum montante a ser resgatado, basta voltar ao link e clicar em “Acesse o Sistema de Valores a Receber”. Feito isso, o usuário será redirecionado à página do Portal do Governo Federal. Para que o dinheiro seja retirado, por questões de segurança, é necessário que a conta do gov.br seja nível prata ou ouro. 

BC alerta sobre os golpes do dinheiro esquecido

Desde o ano passado há muitos golpes envolvendo dinheiro esquecido. Diante dessa situação o BC alerta que jamais entra em contato com o cidadão. Portanto, qualquer mensagem recebida através de e-mail, SMS ou WhatsApp alertando sobre valor esquecido e fornecendo algum link trata-se de golpe. 

O site fornecido acima é o único que garante a consulta e o resgate de maneira segura. Por fim, vale destacar que nenhuma das referidas ações implicam em cobrança. 

Imagem: Krakenimages.com/ shutterstock.com