Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vazamento de WhatsApp afeta quase 500 milhões e você pode ser uma vítima

Mais uma vez, o app de mensagens foi alvo de um vazamento de dados. Os criminosos anunciaram a venda dos dados em uma comunidade de hacking.

Mais uma vez, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil foi alvo de um vazamento de dados. Nesta semana, um grupo de hackers obteve o número de 487 milhões de usuários do WhatsApp. Os criminosos anunciaram a venda desses dados no fórum de uma comunidade de hacking.

Ao todo, usuários de 84 países tiveram os seus dados vazados, incluindo o Brasil. De acordo com o levantamento feito, dos 487 milhões de números, 45 milhões são do Egito, 32 milhões são dos Estados Unidos, 29 milhões da Arábia Saudita, 20 milhões da França e Turquia, 11 milhões do Reino Unido, 10 milhões da Rússia, 8 milhões do Brasil e 5 milhões da Itália.

Como ocorreu o vazamento de dados do WhatsApp?

Ainda não se sabe como os hackers obtiveram os dados, mas especialistas em cibersegurança acreditam que foi utilizada a técnica de web scraping. Essa é uma espécie de “garimpo” da internet, que envolve extrair informações relevantes de determinado site para depois serem analisados ou vendidos.

Os especialistas dizem ainda que, individualmente, o vazamento não é necessariamente perigoso. Porém, quando reunidas, as informações podem levar à distribuição em massa de golpes e tentativas de fraude, principalmente se esses dados forem utilizados com outros vazamentos anteriores.

Como saber se o meu número vazou?

Infelizmente, não é possível descobrir se o seu número faz parte do vazamento de dados. Especialistas em segurança digital alertam que, para evitar golpes relacionados a vazamentos desse tipo, é preciso ficar atento a mensagens de números desconhecidos.

Além disso, desconfie sempre de promoções, promessas de dinheiro fácil e de links que promovam o download de aplicativos ou serviços online, principalmente se forem enviadas por números não salvos na sua agenda. Outra dica para reforçar a segurança é ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp e também o PIN (senha) para acessar o aplicativo.

Imagem: r.classen/ Shutterstock.com