Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja 4 motivos que podem fazer seu CPF ser CANCELADO

Seu CPF pode ser cancelado caso você se enquadre em um dos 4 motivos que separamos. Confira e tome cuidado!

Para um CPF ser cancelado, na prática, significa que o titular do documento aparece na base de dados do governo com vários cadastros. Além disso, pode ser que houve um problema de registro e, por decisão administrativa ou judicial, o documento foi extinto.

Contudo, há outras situações que podem deixar o CPF pendente e que não querem dizer exatamente o cancelamento. Confira a seguir os diferentes status, o que fazer em cada um deles e como não deixar um CPF ser cancelado.

4 formas de ter o CPF pendente

1. Irregularidade com a Receita Federal

A primeira pendência não é suficiente para um CPF ser cancelado, porém, o torna irregular devido a dados inconsistentes na declaração do Imposto de Renda ou ausência dela. A regularização irá exigir a quitação de débitos ou comprovação de documentos com a Receita Federal.

2. Duplicidade de cadastro

Conforme explicamos acima, se por qualquer motivo forem detectados dois ou mais CPFs em um mesmo nome, eles serão extintos. Isso porque cada cidadão só pode ter um CPF, não importa o status do documento.

3. Morte do titular

Após o Governo Federal inserir os dados no sistema de uma pessoa que faleceu, o CPF é bloqueado. Afinal, não pode haver qualquer utilização do documento de uma pessoa que veio a óbito, inclusive por parentes ou amigos.

4. Inconsistência de dados

Por último, em caso de comprovação de informações equivocadas, o documento também poderá ser bloqueado. O responsável pode responder judicialmente pela situação do documento e, caso queira regularizar sua situação, pode procurar a Receita Federal.

Por que manter o CPF regular?

Apenas com o CPF regular uma pessoa pode assinar carteira de trabalho, abrir empresa, financiar imóveis, inscrever-se em concursos ou tirar passaporte, entre outros. Além disso, é o único status que permite receber benefícios como aposentadoria ou pensão, por exemplo.

Para regularizar o CPF, é só acessar o site da Receita Federal, preencher os dados e enviar os documentos. Caso seja necessário o atendimento presencial, o próprio aplicativo irá informar.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com