Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como descobrir se você tem dinheiro disponível apenas usando o CPF

Muitas pessoas sequer imaginam que existe a possibilidade de resgatar dinheiro esquecido. Confira como fazer isso

Com o final do ano cada vez mais perto e os gastos extras surgindo ainda mais, um dinheiro inesperado na conta e disponível para saque poderia servir com uma ótima ajuda para grande parte dos brasileiros. 

Segundo o governo, os brasileiros podem sacar até R$ 4 bilhões em dinheiro esquecido.

Muitas pessoas sequer imaginam que existe a possibilidade de resgatar valores esquecidos em bancos. E é possível fazer essa consulta em poucos segundos apenas usando o CPF.

Dinheiro esquecido 

A disponibilização dos valores esquecidos acontece por meio de uma ação do BC (Banco Central) – instituição financeira responsável por gerenciar a política financeira do Brasil como um todo. Esse serviço é chamado de Sistema de Valores a Receber (SVR).

Existe uma quantia de dinheiro esquecido pronto para ser sacado, podendo ser procedente de diferentes origens, como, por exemplo: 

  • Consórcios que já estão encerrados;
  • Cotas de capital e de rateio das sobras líquidas dos beneficiários;
  • Dinheiro cobrado de forma incorreta, como tarifas e parcelas, considerando a devolução dos valores;
  • Cooperativas de linhas de crédito;
  • Dinheiro disposto em contas que se encerraram antes da retirada dos valores.

Entre as opções mencionadas, a mais comum ocorre através do saldo esquecido em conta. Por exemplo, quando um cidadão que tinha conta ativa em algum banco deixou de movimentá-la por um determinado período, resultando na sua desativação.

Como consultar o saldo esquecido 

O BC já realizou uma leva de resgate do dinheiro esquecido, porém grande parte dos cidadãos brasileiros ainda não realizaram o saque. Sendo assim, a instituição deve disponibilizar uma nova possibilidade de consulta dos valores.

Segundo as informações divulgadas pelo banco, os brasileiros que ainda não sacaram os valores esquecidos poderão consultá-lo novamente em breve.

Entretanto, até o momento, não existe um calendário específico para a liberação. Para consultar o saldo disponível, basta seguir os passos indicados a seguir:

  1. Acesse o site oficial do sistema;
  2. Informe o seu CPF e as credenciais exigidas na tela.

Se você ainda não possui cadastro no site do governo, é preciso fazê-lo. Basta tocar na opção “Cadastre-se”. 

Vale ressaltar que é necessário aguardar a disponibilização pelo BC do novo calendário com as novas datas disponíveis, para só assim fazer a consulta.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com