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Veja como dirigir no corredor de ônibus sem levar multa de R$ 293

Saiba mais informações sobre como os motoristas podem fugir das multas ao dirigir no corredor de ônibus por aqui!

No Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, as faixas exclusivas para ônibus são áreas reservadas nas ruas e avenidas para a circulação de ônibus. Contudo, em alguns dias e horários específicos, permite-se dirigir no corredor de ônibus.

Trata-se, portanto, de uma medida que visam melhorar o fluxo do tráfego e otimizar o sistema de transporte público. Continue a leitura!

Quando dirigir no corredor de ônibus sem levar multa?

Dirigir no corredor de ônibus.
imagem: Facundo Florit / Shutterstock.com

Primeiramente, é importante ressaltar que transitar em áreas designadas exclusivamente para ônibus, exceto nos casos excepcionais, constitui uma infração gravíssima. Essa infração acarreta em uma multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor ou do proprietário do veículo.

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Porém, segundo a legislação atual, a circulação desses veículos está liberada aos domingos, feriados e na terça-feira de Carnaval, independentemente dos horários e dias da semana previamente estabelecidos na sinalização de regulamentação específica. Nesses dias, há a ampliação do horário de circulação nesse tipo de faixa, estendendo-se da meia-noite até as 4h do dia útil seguinte.

Dessa forma, nessas ocasiões, os condutores podem dirigir no corredor de ônibus sem o risco de cometer punições.

Saiba mais sobre a legislação

No entanto, apesar dessa flexibilização, é importante destacar que, mesmo nos dias de liberação, não se permite a circulação em faixas exclusivas de ônibus caso estejam ativadas, de forma excepcional, como medida operacional por razões específicas.

Por exemplo, em dias de jogos de futebol e outros grandes eventos, a ativação dessas faixas ocorre para facilitar a fluidez do trânsito e garantir a eficiência do transporte público. Logo, dirigir no corredor de ônibus torna-se uma infração nesses casos. Por fim, é relevante notar que as faixas exclusivas de ônibus são diferentes dos chamados corredores exclusivos.

Esses últimos possuem uma infraestrutura claramente separada das faixas destinadas aos demais veículos. Além disso, nos corredores exclusivos podem existir estações de embarque com plataforma elevada e, em certos trechos, há a possibilidade de existirem faixas extras para permitir a ultrapassagem entre os ônibus.

imagem: Facundo Florit / Shutterstock.com