Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como é feito o cálculo do seu score de crédito na Serasa

O Serasa Score é uma pontuação bastante importante para muitos consumidores brasileiros. Saiba como funciona!

O Serasa Score é uma pontuação criada em 2017 para avaliar o risco de concessão de crédito aos consumidores. Por isso, ter uma boa pontuação pode ser tão importante para muitos brasileiros. Nesse sentido, o sistema é baseado no histórico financeiro das pessoas. Assim, quanto melhores os hábitos, maior a pontuação. 

A partir disso, os consumidores conseguem ter acesso ao mercado de crédito de forma mais fácil. Isso significa que as instituições financeiras geralmente liberam a contratação de empréstimos, financiamentos e até mesmo a solicitação de um cartão.

O Serasa Score se divide em quatro faixas de pontuação, cuja composição leva em conta diversos fatores. Com o intuito de ajudar os consumidores, a Serasa explica o funcionamento e ainda dá algumas dicas para melhorar a situação. 

Cálculo do Serasa Score

O cálculo do Serasa Score é realizado com base nos seguintes critérios:

  • Cadastro Positivo: 55%;
  • Dívidas e Pendências: 33%;
  • Consultas no CPF: 6%;
  • Evolução Financeira: 6%. 

O Cadastro Positivo, fator de maior peso no cálculo da pontuação, é o sistema de dados que concede informações a respeito dos consumidores à Serasa. De modo geral, os hábitos financeiros saudáveis ficam guardados neste banco.

Dicas para aumentar seu score na Serasa
Imagem: Ascannio / shutterstock.com

Faixas da pontuação  

Dito isso, veja as faixas de pontuações que formam o Serasa Score. 

  • 0 a 300 pontos: Muito baixo;
  • 301 a 500 pontos: Baixo;
  • 501 a 700 pontos: Bom;
  • 701 a 1000: Muito bom. 

É importante destacar que o Score não é o único aspecto observado pelos bancos antes de liberar serviços de crédito. Isso porque na etapa de análise, outros fatores são levados em consideração para determinar se o consumidor pode ter acesso ao produto.

Para realizar a consulta da pontuação, basta acessar a plataforma digital e informar o CPF. Caso não tenha cadastro, é possível fazer na hora, de forma simples e rápida. Depois disso, as informações podem ser checadas sempre que necessário.

Veja também: Você pode se tornar rico neste país da Ásia; entenda

Imagem: Ascannio / shutterstock.com