Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como o crédito recorrente pode te ajudar a vender mais

Descubra como o crédito recorrente pode simplificar pagamentos e impulsionar o crescimento de empresas e comércios

Com o avanço da digitalização dos serviços e a crescente busca por praticidade e fácil acessibilidade, a modalidade de pagamento denominada crédito recorrente vem ganhando cada vez mais relevância no mercado.

A forma automática e periódica de cobrança facilita tanto a vida do consumidor quanto do fornecedor de serviços, além de reduzir a inadimplência e garantir a previsibilidade de receita para as empresas.

O que é crédito recorrente e como funciona

Trata-se de um método de pagamento em que o débito é realizado automaticamente no cartão de crédito do consumidor em períodos específicos estabelecidos via contrato.

Pessoa inserindo cartão em maquininha de pagamento.
Imagem: Ground Picture / shutterstock

Na prática, funciona assim: o cliente fornece as informações do seu cartão de crédito uma única vez, depois o valor é automaticamente lançado na fatura do cartão com a frequência acordada – mensal, semestral, anual, entre outras.

Esse modelo é particularmente funcional para negócios que trabalham com vendas recorrentes. Como plataformas de streaming, clubes de assinatura, lojas virtuais de produtos de consumo frequente, escolas, academias e empresas SaaS.

Pagamento recorrente x pagamento parcelado

Uma dúvida comum que surge é em relação à diferença entre o crédito recorrente e o pagamento parcelado. No caso do parcelamento, fica descontado imediatamente do limite do cartão de crédito do consumidor o valor total da compra, mesmo que dividido em várias parcelas.

No crédito recorrente, a situação é diferente, não se compromete todo o limite do cartão, apenas a quantia correspondente à parcela do mês. É essa característica que apresenta um grande diferencial para a adesão do cliente. Uma vez que ter todo o limite do cartão comprometido pode ser um empecilho para muitos consumidores.

Benefícios da adesão ao crédito recorrente

Adotar o modela de pagamento recorrente por cartão de crédito proporciona um faturamento previsível e continuado para as empresas. Assim, reduz os índices de inadimplência, já que a cobrança é realizada automaticamente na fatura do cliente.

Além disso, a automatização das cobranças traz agilidade e otimiza o tempo, eliminando a necessidade de preenchimento manual dos dados a cada transação ou pagamento de um boleto bancário. Isso se traduz em mais satisfação e fidelização do cliente. Além disso, ele consegue usufruir de um serviço contínuo sem ter que se preocupar com o pagamento a cada ciclo.

Cuidados na adoção do crédito recorrente

Para começar a utilizar o crédito recorrente em seu negócio, é necessário escolher uma plataforma de recebimentos que ofereça essa funcionalidade.

Por fim, é importante que o consumidor fique atento ao uso dessa modalidade. Especialmente para evitar comprometer seu orçamento com cobranças automáticas de serviços que não esteja de fato utilizando.