Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja qual é o perfil dos contratantes do consignado do INSS

Pesquisa aponta qual o perfil dos brasileiros que recorrem ao consignado do INSS e chama atenção para a importância da modalidade. Confira!

A nova taxa de juros do empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de ser alterada mais uma vez. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) fixou a taxa em 1,97% após os bancos suspenderem a linha em decorrência da redução. 

As principais instituições financeiras do país cancelaram a modalidade sob a justificativa de que a taxa a 1,70% ao mês, determinada anteriormente, inviabilizava os custos das operações. 

O movimento fez com que as pessoas de baixa renda fossem as mais impactadas. Isso porque, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, sete em cada dez dos contratantes do empréstimo tinham como rendimento até dois salários mínimos. 

Perfil dos contratantes do consignado do INSS

Ainda com base nos dados da autoridade monetária, a porcentagem dos servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada que podem contratar o empréstimo é bem menor quando comparada aos brasileiros de baixa renda.

Em relação aos servidores, apenas 25% daqueles que optam pelo crédito recebem até dois salários mínimos. Já no setor privado, são pouco menos de 40%. Assim, fica evidente que as pessoas que mais recorrem ao empréstimo consignado do INSS são as pessoas de baixa renda do país. 

Exposição a opções de empréstimos mais caras

Logo que a nova taxa foi aprovada, os bancos anunciaram a retomada da oferta do serviço de crédito. Caso isso não acontecesse, a população mais pobre acabaria exposta a linhas de empréstimos bem mais caras. 

Dessa forma, os brasileiros nessas condições precisariam arcar com valores muito mais altos e correriam mais riscos de se endividarem e entrarem para as estatísticas de inadimplência. 

O consignado é uma das opções com as melhores condições do mercado, uma vez que os descontos são automáticos na folha de pagamentos ou nos benefícios, como é o caso dos aposentados e pensionistas do INSS.

Imagem: Rafapress / Shutterstock.com