Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja qual é o valor da multa por dirigir bêbado e como recorrer

Descubra a multa por dirigir embriagado e saiba como recorrer. Informações essenciais para lidar com penalidades de trânsito.

Qual é o valor da multa por dirigir bêbado? A combinação de álcool e direção representa uma das principais causas de acidentes no Brasil. O consumo de bebidas alcoólicas compromete a habilidade de dirigir, ameaçando não apenas a vida do condutor, mas também a de todos os demais usuários da estrada.

Além disso, dirigir sob efeito de álcool é uma prática ilegal, sujeita a severas penalidades conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sendo assim, essas consequências buscam desencorajar essa conduta perigosa e reforçar a importância da segurança viária, resguardando a integridade de todos os envolvidos no tráfego.

multa por dirigir bêbado: O que diz a Lei Seca?

A Lei Seca, em vigor no Brasil desde 2008, é rigorosa sobre o consumo de álcool por motoristas. Segundo as normas, você não pode dirigir com qualquer quantidade de álcool no sangue.

Sendo assim, dirigir bêbado pode resultar em multa, podendo chegar a R$ 2.934,70, e essa penalidade pode ser dobrada em caso de reincidência dentro de um ano. Agentes de trânsito realizam blitzes para garantir o cumprimento da Lei Seca em diversos locais.

Pessoa com garrafa de bebida enquanto dirige
Imagem: CGN089/shutterstock.com

Ao ser abordado em uma dessas operações, os agentes podem exigir o teste do bafômetro, que identifica a presença de álcool no organismo e então se o resultado for positivo, eles aplicam a multa imediatamente.

Quais são as outras penalidades?

Além da multa em dinheiro por dirigir embriagado, o CTB prevê outras penalidades para o motorista pego nessa situação.

Uma delas consiste na suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. Também é obrigatório a frequencia em um curso de reciclagem em uma autoescola. Em caso de reincidência dentro de um ano, as autoridades podem cassar a habilitação por dois anos.

Veja também:

Veja como saber se você teve dados vazados pela Serasa

Se, mesmo assim for pego dirigindo sob influência de álcool, pode recorrer da multa. Para isso, ele deve seguir um processo que envolve a apresentação de uma Defesa Prévia e envio de recursos para dois órgãos de trânsito, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Imagem: nikamo/Shutterstock.com