Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja se você pode se aposentar conforme as regras anteriores à Reforma da Previdência

É possível se aposentar conforme as regras anteriores à Reforma da Previdência. Saiba quais são as condições para isso.

A Reforma da Previdência de 2019 mudou as regras para que as pessoas possam se aposentar. Além disso, alterou o cálculo para determinar o valor da aposentadoria. No entanto, apesar das mudanças, algumas pessoas podem se aposentar conforme as regras anteriores à Reforma da Previdência.  

Uma das críticas ao novo modelo é que ele dificultou o acesso ao benefício e diminuiu o valor da aposentadoria. Portanto, é comum encontrar pessoas que queiram se aposentar com as regras antigas.

Entretanto, apenas algumas pessoas podem se aposentar com as regras antigas, já que elas possuem o direito adquirido àquela forma de aposentadoria. Isso quer dizer que nem a mudança das leis faz com que elas percam a possibilidade de seguir as normas anteriores à Reforma. 

Quem pode se aposentar conforme as regras anteriores à Reforma da Previdência? 

De acordo com as normas brasileiras, as pessoas que podem se aposentar conforme as regras anteriores à Reforma da Previdência são aquelas que atingiram os requisitos para pedir a aposentadoria no dia 13 de novembro de 2019, data da publicação da Reforma.  

Lembrando que, naquela época, a aposentadoria dependia do tempo de contribuição ao INSS. Assim, os homens deveriam ter 35 anos de contribuição e as mulheres de 30 anos. Contudo, o motivo pelo qual as pessoas querem se aposentar pela regra antiga é o valor que receberão do governo. 

Veja também: Banco Central pode bloquear sua conta bancária?

Prédio da Previdência Social
Imagem: Angela Macario/ shutterstock.com

Cálculo da aposentadoria 

Para quem pode se aposentar conforme as regras anteriores à Reforma da Previdência, o cálculo da aposentadoria leva em conta a média de 80% dos salários mais altos que a pessoa recebeu desde 1994. Atualmente, a conta leva em consideração a média de 100% dos salários desde 1994.  

Portanto, o cálculo anterior à Reforma permitia que o segurado o INSS recebesse um valor maior na sua aposentadoria. Por isso, a forma antiga pode ser mais vantajosa para esse grupo de pessoas.  

Imagem: @gpointstudio / Freepik.com