Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Perícias médicas do BPC são antecipadas pelo INSS; saiba mais

O INSS antecipará o atendimento de pessoas que fizeram o pedido para receber o BPC! Clique aqui e confira agora.

Uma ótima notícia para milhares de brasileiros! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou a antecipação de 9 mil perícias médicas para realizar a concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Dessa forma, receberão esse atendimento as pessoas com deficiência que entraram com o pedido para essa avaliação médica e que estão esperando a perícia há mais de 100 dias. Saiba mais sobre o assunto.

INSS antecipa milhares de perícias médicas para conceder o BPC

Celular com o aplicativo Meu INSS sendo exibido na tela, ao lado há notas de cem e cinquenta reais.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

O órgão anunciou que fará o aviso sobre as perícias médicas antecipadas a partir da próxima segunda-feira (20). Assim, para saber sobre esse atendimento para a concessão do BPC, o INSS entrará em contato através do aplicativo Meu INSS, e-mail e por SMS através dos números 29230, 27030 e 92716. 

Veja também:

Multilaser se pronuncia após ter produtos ‘confiscados’ pela Anatel

Para buscar informações sobre a antecipação do atendimento presencial, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Basta ir em “Consultar pedidos” e depois em “Detalhar”. Vale lembrar que também é possível telefonar gratuitamente para a Central 135. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Ao realizar a perícia médica presencial, o requerente deve portar resultado de exames, laudos, receitas e demais documentos que possam auxiliar o perito em sua avaliação.

Quem tem direito a esse benefício?

Pessoas com deficiência e que possuem renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330), calculado com base nas informações presentes no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) podem requerer ao BPC junto ao INSS.

O valor pago àqueles que passarem pela perícia médica é de R$ 1.320. Entretanto, segundo o órgão, o segurado não possui direito ao recebimento de 13º salário. Além disso, esse benefício não pode ser revertido em pensão por morte.

Segundo os dados do INSS, a fila para conseguir o BPC possui mais de 409 mil pessoas, sendo que 256 mil aguardam há mais de 45 dias, ou seja, o prazo máximo que o órgão estabelece para o atendimento.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com