Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mesmo com crise, supermercados têm alta de 5,32% nas vendas, diz Abras

Confira mais sobre os números divulgados pela entidade.

Mesmo com a crise econômica causada especialmente pela pandemia, os supermercados ainda tiveram alta de vendas nos últimos meses. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o setor teve uma alta real nas vendas de 5,32% no acumulado de janeiro a maio deste ano.

Os números são comparados a um igual período de 2020 e foram divulgados nesta quinta-feira (8) pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Ainda em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento havia sido de 2,88%. Em relação a abril deste ano, a alta foi de 1,98%.

Mesmo com crise, supermercados têm alta de 5,32% nas vendas

Segundo o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, o desempenho positivo teve influência de diversos fatores. Um deles foi o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS na segunda quinzena de maio. Na ocasião, foram depositados R$ 25 bilhões nas contas de 31 milhões de beneficiários.

Além disso, segundo a associação, o pagamento do Auxílio Emergencial também contribuiu para o aumento das vendas. Outro fator citado foi o fato de o setor não ter parado durante a pandemia, uma vez que é considerado uma atividade essencial.

“O planejamento, feito em 2020 para os primeiros meses de 2021, está sendo realizado e o resultado está aparecendo. Só entre abril e maio passados, foram abertas 24 novas lojas no Brasil. E outras 45 passaram por grandes reformas”, afirmou o vice-presidente Institucional da Abras, Marcio Milan.

Por fim, a entidade diz ter expectativas otimistas em relação às vendas do segundo semestre. Entre os fatores estão o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro aos beneficiários do INSS e a prorrogação do auxílio emergencial até outubro. A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, que pagará mais R$ 6 bilhões pagos aos contribuintes, também pode ajudar nesse sentido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock.com