Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ver TV ou vídeos enquanto dirige dá multa?

Saiba mais informações sobre a possibilidade de um motorista tomar multa ao ver TV ou vídeos enquanto dirige!

Existem vários comportamentos que os motoristas brasileiros apresentam no trânsito e que são passíveis de punições, de acordo com as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Entre elas, portanto, está ver TV ou vídeos enquanto dirige?

Dessa forma, saiba mais sobre o que a legislação brasileira diz sobre esse tipo de conduta e as demais informações sobre esse assunto na sequência!

Afinal, é possível receber multa ao ver TV ou vídeos enquanto dirige?

A imagem mostra um condutor recebendo uma multa.
Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com

O CTB prevê que os motoristas, ao ver TV o vídeos enquanto dirigem, podem receber multa no valor de R$ 195,23 e mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso sejam flagrados cometendo esse ato. Trata-se, portanto, de uma infração grave, conforme o artigo 230, inciso XII.

Veja também:

Entrevista de emprego: estas perguntas podem te fazer perder a vaga

Porém, algumas circunstâncias podem livrá-los da punição. Entre elas, se o condutor estiver assistindo vídeos ou TV com o carro estacionado, esse comportamento não conta como infração.

Ademais, quando o veículo está em movimento, é necessário que o equipamento instalado na parte dianteira tenha um mecanismo automático que o torne inoperante. Ainda, ele deve ser alterado para a função de informação de auxílio à orientação do condutor, sem depender da vontade dele ou dos passageiros.

Outros tipos de punição

Além de ver TV ou vídeos enquanto dirige, o motorista também pode sofrer punições ao comer ou beber dirigindo, embora não haja especificações legais sobre esse comportamento, No entanto, de acordo com o artigo 28 do CTB, o condutor deve manter o controle do veículo, dirigindo com atenção e cuidado para garantir a segurança no trânsito. Logo, ao manusear alimentos, ele comete uma infração média.

Dessa forma, dirigir o veículo com apenas uma das mãos, a menos que seja necessário fazer sinais regulamentares, mudar a marcha ou acionar equipamentos e acessórios do veículo, gera uma penalidade de 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.

Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com