Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Viagens a lazer: preço ainda é o principal fator na hora de escolher destino para mais de 50% dos brasileiros

Pesquisa divulgada pela Opinion Box trata sobre cenário de viagens no Brasil e as pretensões dos brasileiros. Saiba mais!

Com a chegada do final de ano e o período de festas, muitas pessoas se programam para realizar viagens e aproveitar os feriados. No entanto, com os valores altos das passagens aéreas, os planos precisam ser revistos na maioria das vezes. Mas, nem sempre os consumidores consideram isso. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, na hora de decidir o destino da próxima viagem, o preço é o fator mais importante para 56% dos entrevistados. Em segundo lugar, está a opção de destinos bons para descansar (47%).

Nesse sentido, 67% das pessoas afirmaram que pretendem fazer viagens para lugares nacionais, ou seja, dentro do Brasil, nos próximos 12 meses e 25% disse que deve ir para algum lugar do exterior. Porém, quando considerada a viagem mais recente, apenas 10% fez uma com destino internacional.

O que é considerado para escolher o destino?

Segundo dados do levantamento, os brasileiros consideram como principais atributos para escolher o destino da próxima viagem:

  • Preço: 56%;
  • Destinos bons para descansar: 47%;
  • Destinos bons para conhecer culturas diferentes: 44%;
  • Boas opções de hospedagens: 41%;
  • Infraestrutura e logística: 31%;
  • Facilidade de encontrar informações na internet: 22%. 

Sendo assim, os fatores de menor importância nesse sentido foram Destinos que não precisem de avião (6%), Destinos bons para paquerar (5%) e Destinos que não tenham crianças (3%). 

Veja também:

Mais de 50% dos domicílios brasileiros não tinham acesso às plataformas de streaming em 2022, aponta PNAD

Duas malas, uma amarela e uma roxa em aeroporto. Ao fundo, imagem de um avião.
Imagem: ImYanis / shutterstock.com

Falta de dinheiro para viagens 

Desse modo, 38% dos brasileiros apontaram a falta de dinheiro como motivo para não viajar nos próximos 12 meses. Contudo, o principal fator que está por trás disso é a falta de planejamento para realizar uma viagem futuramente. Isso porque 42% disseram que não pararam para pensar sobre o assunto. 

Quando o assunto é planejamento, 64% dos brasileiros buscam informações por meio do próprio Google e 48% delas olham as informações em sites específicos de turismo. Ambos os canais também são usados para buscar dados sobre um destino já escolhido.

Imagem: ImYanis / shutterstock.com