Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vice-presidente da Caixa abre o jogo sobre fila do Auxílio Brasil

Confira como está a fila do programa social Auxílio Brasil e saiba como funciona a inscrição no Cadastro Único

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, afirmou, na última segunda-feira (8), que a fila de espera para o Cadastro Único – utilizado para selecionar beneficiários do Auxílio Brasil – está zerada.

Segundo Tatiana Thomé, a inclusão de 2,2 milhões de novas famílias fez com que o Auxílio Brasil passasse a beneficiar 23 milhões de pessoas. As informações foram concedidas em uma entrevista ao programa Boletim Metrópoles. 

De acordo com a vice-presidente, no mês de agosto aconteceu uma ampliação do público beneficiado pelo programa, então, 2,2 milhões de novas famílias entram na folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Mas apesar do grande número de novos beneficiários, não significa que novas famílias não entrem no programa nos próximos meses. 

O que é o cadastro Único? 

Primeiramente, o Cadastro Único é um registro que permite que o Governo saiba quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. 

Sendo assim, depois de fazer a inscrição a pessoa pode participar de vários programas sociais e o Governo selecionará pessoas a partir de dados que já existem. Entretanto, cada um deles têm uma exigência diferente. 

Dessa forma, o Auxílio Brasil, por exemplo, receberá os cadastros por meio de análises do sistema CadÚnico. Além disso, o Ministério da Cidadania analisará esses dados e definirá quem pode receber o benefício. 

Como fazer o cadastro?

Primeiramente, é possível fazer um pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único ou pelo site e incluir todos os dados. Assim, feito isso, é necessário ir a um posto de atendimento do Cadastro Único dentro do prazo de 120 dias e levar os documentos de identificação das pessoas que compõem a família. 

Sendo assim, depois que a família for cadastrada e receber algum benefício, será possível descobrir o número do NIS (Número de Identificação Social) através do CadÚnico ou do aplicativo do Auxílio Brasil. Além disso, é possível obter essa informação através do canal 111, em ligação gratuita. 

Mas, vale destacar que se o cidadão não finalizar o cadastro presencial dentro do prazo de 120 dias, ele será excluído automaticamente do sistema. 

Fila de espera do Auxílio Brasil  

A fila de espera nada mais é que um número de pessoas maior que o número de vagas disponíveis para entrar no programa social. Dessa forma, quando isso ocorre gera-se uma fila de espera. 

Portanto, essa era a situação do Auxílio Brasil no mês passado. Mas, o Poder Executivo estima que será possível inserir mais pessoas no programa, mas com a grande quantidade de pessoas na fila, será difícil mantê-la zerada o ano todo. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: Tharlys Fabricio / Shutterstock.com