Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Vilão do cartão de crédito, juro do rotativo chega a quase 400% ao ano
O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito teve uma alta de 3,5 pontos percentuais de julho para agosto
Na última quarta-feira (28), o Banco Central informou que o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito teve uma alta de 3,5 pontos percentuais de julho para agosto. Dessa forma, a taxa passou de 394,9% para 398,4% ao ano.
Juntamente com o cheque especial, o rotativo do cartão de crédito é uma modalidade de crédito emergencial, que serve para momentos de dificuldades financeiras. Contudo, a recomendação de especialistas é que as pessoas evitem esse tipo de empréstimo e procurem outras linhas.
Parcelado
Ademais, no caso do parcelado do cartão de crédito, o juro passou de 181,7% para 185,9% ao ano. Assim, considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 85,2% para 87,3%.
Desde abril de 2017, os bancos são obrigados a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, com juros mais baixos. O objetivo do governo com a nova regra era possibilitar que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recuasse, já que o risco de inadimplência cai com a mudança para o parcelado.
Outras linhas
Além disso, a taxa média de juros no crédito livre aumentou de 40,4% ao ano em julho para 40,6% ao ano em agosto, informou o Banco Central. Já em agosto de 2021, era de 29,7%.
Assim, para as pessoas físicas, a taxa média de juros no crédito livre foi de 53,4% para 53,9% ao ano de julho para agosto. Já para as pessoas jurídicas, foi de 23,4% para 22,8%.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
O juro do cheque especial passou de 127,4% ao ano para 128,6% ao ano de julho para agosto. E, no crédito pessoal, a taxa passou de 41,2% para 41,0% ao ano.
Parcelamento para dívidas no cheque especial
Os bancos estão disponibilizando desde 2018 um parcelamento para dívidas no cheque especial, que vale para débitos superiores a R$ 200. Em janeiro de 2020, a autoridade monetária passou a aplicar uma limitação dos juros do cheque especial em 8% ao mês (151,82% ao ano).
Imagem: pathdoc/Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
Pode ser do seu interesse:
