Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Viracrédito: conheça a novidade da Neon para dar mais crédito para clientes de baixa renda

Fintech brasileira quer ampliar o acesso ao crédito sem abrir mão da educação financeira dos clientes. Entenda como funciona.

A fintech brasileira Neon lançou uma solução financeira para garantir que clientes de baixa renda tenham mais acesso a crédito. Trata-se do Viracrédito, iniciativa voltada a usuários – ativos ou futuros – sem acesso a um cartão de crédito.

Pessoas que tiveram o limite negado em outras instituições financeiras também são público-alvo, de acordo com a Neon. O Viracrédito já está disponível no aplicativo da fintech. Para ativá-lo, é necessário realizar uma aplicação a partir de R$ 10 nas modalidades de renda fixa.

Uma possibilidade sugerida é o Certificado de Depósito Bancário (CDB) da Neon, cuja rentabilidade está atrelada ao CDI, que controla os juros das transações entre bancos. Com ele, o rendimento começa em 100% do CDI e sobe 1% a cada seis meses até alcançar os 104%.

Como funciona o Viracrédito?

A fintech explica que os valores aplicados ajudam o cliente a definir uma nova delimitação de crédito para si. Dessa forma, o limite do cartão, que pode ser virtual ou físico, será proporcional aos valores investidos pelo usuário e eventualmente resgatados.

O uso responsável do meio de pagamento, caracterizado, por exemplo, pela quitação da fatura sempre em dia, possibilitará ao cliente o aumentar de seu limite. O Head de Cartões da Neon, Alexandre Zaia, avalia que o Viracrédito vai colaborar para educação financeira dos clientes.

“Por meio do Viracrédito, queremos facilitar e aumentar o acesso e uso do crédito de forma consciente para quem possui uma renda, formal ou informal. Entendemos que além de conceder crédito, podemos colaborar para uma utilização consciente do dinheiro”, afirma.

Números do pré-lançamento

O Viracrédito teve seu pré-lançamento em outubro do ano passado. No período, mais de 56 mil clientes contrataram o serviço. Desse montante, segundo a Neon, 66% das ativações foram realizadas por clientes que antes não tinham acesso a cartão de crédito.

Os outros 34% aderiram à iniciativa para conseguir mais limite. A fintech também afirma que o Viracrédito fomentou o crescimento do número de clientes aderindo a investimentos de renda fixa. A Neon ainda oferece outros serviços que ampliam o acesso ao crédito.

Alguns deles são o empréstimo pessoal e consignado, além do oferecimento de cartão de crédito sem cobrar anuidade. Zaia acrescenta que a empresa tem o objetivo de lançar, até o final desse semestre, novas soluções para flexibilizar acesso ao crédito de forma consciente.

Imagem: Reprodução/Banco Neon