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Visa pretende recuperar liderança em cartões no Brasil

Visa pretende recuperar liderança em cartões no Brasil. O responsável pela operação da Visa no Brasil, Fernando Teles que recuperar o posto de maior bandeira de cartões. Posição que foi perdida para a rival Mastercard em 2016 no Brasil.

“Vínhamos crescendo menos que a média do mercado, agora conseguimos equilibrar isso – voltamos para o trilho”, disse Teles, em uma entrevista realizada pela Infomoney, no escritório da empresa, em São Paulo.

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Visa pretende recuperar liderança em cartões no Brasil

Fernando Teles assumiu como CEO da Visa no Brasil há dois anos. Ele está lutando, sobretudo, para reverter a perca de mercado da empresa. Entretanto, em se tratando do mercado mundial, a empresa é a maior bandeira de cartão do mundo, já no país ela era responsável por metade de todas as transações com cartões no Brasil em 2010. Ano passado, a empresa encerrou com um market share de 26%, de acordo com dados do Banco Central.

O principal motivo da queda é o avanço dos cartões Elo, que teve o seu lançamento pelos bancos locais em 2011. A Elo teve o apoio das instituições que costumavam ser os principais parceiros da Visa no Brasil. A empresa, portanto, ganhou terreno principalmente nos cartões de débito e encerrou o último ano com cerca de 14% de todas as transações no país. Já a Mastercard terminou o ano em primeiro lugar, com 46%.

É exatamente isso que Teles, veterano do Itaú Unibanco e que também foi presidente do Banco Original está tentando reverter. Por isso, Teles já tomou a medida de ampliar o número de funcionários da unidade brasileira da empresa em 25%, para cerca de 160 pessoas. Além disso, ele reviu o modelo de negócio e está tentando fortalecer o relacionamento com os bancos, financiando algumas iniciativas de marketing conjunto, por exemplo e tentava encontrar novos serviços para vender a eles. Outra iniciativa dele foi estreitar laços com o crescente universo de fintechs no país, criando uma área dedicada a elas e com varejistas.

“O primeiro passo foi entender que tínhamos um problema, que estávamos crescendo menos. Passamos a fazer mais negócios com clientes atuais. Teve mudança de lógica de relacionamento”, disse Teles – que almeja reconquistar a liderança no Brasil em três a cinco anos.

Mudança digital

Para reconquistar a liderança, o plano também é levar mais brasileiros a migrar seus pagamentos para o meio digital. Até porque 60% das transações no país ainda são realizadas a partir do dinheiro vivo.

No entanto, a indústria de cartões no Brasil, que movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano, está se transformando num ritmo rápido ao longo da última década. Até porque as regras que criavam barreiras de mercado para novos participantes foram derrubadas pelo Banco Central e pela própria indústria. Isso levou o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Bradesco a criarem a bandeira Elo. Em contrapartida o Itaú firmou uma join-venture com a Mastercard em 2016. O acordo teve em vista uma possível criação de uma nova bandeira.

“A Visa está reagindo”, disse Teles. O CEO ainda disse que a empresa precisa resgatar o orgulho da empresa e a sua habilidade de inovar. Agindo assim, a Visa entende que é possível conseguir recuperar a liderança em cartões no Brasil.

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