Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você baixa jogos ilegalmente? Cuidado, golpe usa vírus em downloads ilegais para roubar senhas

Jogos e programas têm sido usados para atrair vítimas. Com alguns cliques, é possível ter as suas informações roubadas.

Você costuma utilizar jogos piratas? Pois tome cuidado, porque relatos de vírus em notebooks ou no console Nitendo têm se espalhado entre usúarios.

Jogos eletrônicos são uma das maneias mais populares de se distrair. O mercado de games movimenta um grande número de usuários na web. Nesse sentido, é claro que isso não passou despercebido aos golpistas. Dessa forma, com chamadas prometendo gratuidade para se divertir, eles atraem vítimas.

Acontece que é um barato que pode sair caro, já que os games piratas são usados ​​para espalhar malwares que roubam senhas, até de contas financeiras, e seus dados pessoais.

O que o vírus pode fazer?

Esses vírus também podem ser usados ​​por hackers para acessar informações confidenciais de redes governamentais ou corporativas. Também, são capazes de conseguir permissões para “poluir” sua navegação com anúncios indesejados.

O mais comum no momento é um que utiliza navegadores com a base do Chromium, que, quando instalado como extensão, pode controlar opções em seu navegador, modificando a sua experiência.

Como se proteger desse tipo de golpe?

Você deve sempre ter cuidado com links de download de sites suspeitos, pois eles podem conter códigos maliciosos. Assim, é recomendado comprar o jogo original de fontes confiáveis, pois isso o salvará de possíveis ameaças à segurança.

Além disso, desconfie de contas elogiando o jogo ou programa pirata, pois, muitas vezes, elas são criadas pelos próprios golpistas, para passar uma segurança que não existe.

Vale ressaltar que, em alguns casos, o vírus pode até obter acesso ao seu sistema e usá-lo para lançar novos ataques. Assim, para se proteger dessas ameaças, certifique-se de que seu computador esteja sempre atualizado com os últimos patches de segurança e software antivírus.

Por fim, você nunca deve baixar ou abrir arquivos de fontes que não conhece e confia. Sempre tenha cuidado ao clicar em links que pareçam suspeitos.

Foto: solarseven/ shutterstock