Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Você já ouviu falar em ZEO? Conheça o cargo que lida com a geração Z

Entenda as atribuições deste cargo e qual foi a primeira empresa brasileira a criar e adotar a iniciativa!

Januária VargasPor Januária Vargas2 min de leitura
geração Z

O grupo de comunicação VCRP Brasil, responsável por prestar consultoria à Itaipava, Visa, MadeiraMadeira e TNT, criou um novo cargo na corporação. Dessa forma, a executiva Luiza Guerra, de 22 anos, foi contratada para assumir o posto de ZEO, no intuito de lidar diretamente com a geração Z. 

A saber, a geração Z é composta de jovens nascidos entre os anos de 1997 e 2012. Vale ressaltar que, boa parte desse grupo está ingressando, atualmente, no mercado de trabalho e, por consequência, vem apresentando um perfil diferente das gerações anteriores. 

Nesse sentido, a geração Z almeja por um ambiente com mais flexibilidade e diversidade no âmbito profissional. Por isso, existe a necessidade de um cargo para entender os anseios e expectativas desse grupo social. 

Tendêcia job hopping

Enquanto ZEO, Luiza Guerra irá trabalhar em parceria com o RH da empresa para compreender o perfil profissional da geração Z, marcada pela tendência “job hopping”. Pois, conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência, de 2022, os jovens dessa geração “pulam” de emprego a cada três meses.

Desse modo, a geração Z quebra o paradigma de que é preciso estar em um único trabalho durante boa parte da vida e, assim, buscam obter uma carreira repleta de experiências e desafios. 

“É preciso um olhar muito mais profundo para se conectar com esses profissionais, que fazem suas escolhas com base no sentimento de pertencimento”, relatou Ludmilla Amaral, co-CEO do Grupo VCRP Brasil, à Forbes.

Projeto StartZ

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Dentre as atribuições da ZEO da VCRP Brasil se destaca o projeto StartZ, que se refere a uma iniciativa que busca constituir maior proximidade com os jovens desse universo. Segundo alegou Luiza, em entrevista à Forbes, as empresas “precisam se adaptar às novas tendências e demandas da geração”. 

Em vista disso, o projeto StartZ pretende analisar o perfil da geração Z, o impacto desses jovens no mercado de trabalho, além de mapear possíveis parceiros para a iniciativa. Ademais, a empresa visa criar conteúdos para esse público.

Imagem: Imagem do solo/ shutterstock.com

Januária Vargas

Autor

Januária Vargas

Jornalista, graduada pelo Centro Universitário UNA, com 10 anos de experiência em produção de textos e assessoria de comunicação. Atualmente, estuda Nutrição & Saúde Integrativa e trabalha como redatora do portal Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados